Não reaja a assalto

Compartilhe!

 

  Não reaja a assalto quando a sua vida não estiver correndo grave risco, essa é uma das conclusões texto  A vitimologia Policial por roubos ou latrocínio fora de serviço no Brasil é um substancioso artigo fundado em dados estatísticos e pertinentes observações pessoais de autoria do Tenente Coronel Onivan Elias de Oliveira, do Major Álvaro Cavalcanti Filho e do Cabo Valdomiro Bandeira de Souza Neto.

Essa equipe vem desenvolvendo esse tema deste 2017, quando começou a ministrar treinamentos de Proteção Pessoal, através de Workshop. Portando, além do conhecimento teórico obtido ao longo das sistemáticas pesquisas efetuadas e das observações pessoais, o grupo também vivenciou experiências na troca de informações durante esses eventos.

 No texto os autores focam a atenção nos casos em que profissionais da segurança pública são vítimas, por vezes fatais, em situações fora de serviço, e que são decorrentes de reações a assaltos ou intervenções em ocorrências para as quais são acionados ou em que agem por inciativa própria.

Observando os casos catalogados, o que é feito através de uma longa pesquisa, os autores classificam os policiais que atuam nessas circunstâncias como: Vitimas Diretas; Vítimas Indiretas e Vítimas Diligentes.

Feita essa classificação o valioso trabalho passa a descrever cada uma delas, inclusive com a exposição de casos reais ocorridos na Paraíba, e, implicitamente, vai apontando adoção de medidas para cada situação com o intuito de preservar a vida desses profissionais.

No cômputo geral, as orientações servem também para os veteranos e até mesmo para o público civil.

São orientações que podem salvar vidas, inclusive de terceiros.

É esse o texto que passamos a transcrever, no propósito de ensejar reflexões que possam contribuir para a preservação de vidas.

   
      Veja também   A Pandemia do Covid-19 e as mortes de Policiais Militares   Impunidade nos crimes de homicídios em Santa Rita  A Pandemia de Civid-19 e as mortes de Policiais Militares A perspectiva de vida dos Policiais Militares da Paraíba

Compartilhe!


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificação de
avatar