Pesquisadores

Os assassinatos de policiais militares fora do horário de serviço

Compartilhe!

  Os assassinatos de policiais militares fora do horário de serviço, em particular em situações resultantes de assaltos, por eles sofridos ou em que eles interferiram, alcançaram números assustadores, conforme constatam as estatísticas relativas ao levantamento de dados sobre a violência em todo o nosso país.

Essa questão tem sido objeto de permanentes estudos dos especialistas do tema, entre os quais se destaca no cenário nacional o Tenente Coronel Onivan Elias, da Polícia Militar,  juntamente com o Major Álvaro Cavalcante Filho e do Cabo Valdomiro Bandeira de Sousa Neto, ambos também dessa Corporação.

Essa equipe começou a proceder ao levantamento de dados sobre esse fenômeno em  2015, se utilizando das mais variadas fontes, locais, regionais, nacionais e até internacionais, e aos poucos foi formando um valioso acervo. De posse desses dados, que sempre levavam a outros, a equipe foi intensificando a pesquisa na busca de identificar elementos comuns às ocorrências, e deles extrair as formas concretas a reação, ou inação, das vítimas, e respectivos resultados.

Em 2016,  de posse desses dados, concretos, inclusive contando com muitos registros de casos gravados em vídeos, os pesquisadores montaram um treinamento eminentemente prático, no estilo Workshop, destinado a orientar os policiais militares quando se defrontarem com situações dessa natureza.

Desde então esse treinamento vem sendo aplicado nos Cursos de Formação de Soldados, Cabos, Sargentos e Oficiais ministrados no Cento de Educação da Polícia Militar.

Posteriormente esse Workshop foi aplicado a outros seguimentos da Corporação e se estendeu ao público civil, inclusive com a participação do público feminino.

Esse inovador trabalho serviu de base para a elaboração do livro: ‘Fui assaltado. E se eu reagir?” Essa obra, que foi lançada no dia 11 de agosto desde ano, através  de uma live  patrocinada pelo Clube dos Oficias, já foi vendida em 23 estados do Brasil.

O histórico, importância, objetivos, conteúdo básico e metodologia desse Workshop,  estão expressos no artigo  “O workshop de proteção  pessoal da Polícia Militar da Paraíba: Salvando vidas das vítimas” de autoria dessa ilustre equipe de pesquisadores,  que a seguir publicamos.

    Veja  também   Não reaja a assalto   Recrutas já foram vítimas de assaltos    A Pandemia de Civid-19 e as mortes de Policiais Militares   A Atividade da Força Pública Militar como Pacificadora Social

Compartilhe!


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificação de
avatar