A Galeria dos ex-comandantes da PM da Paraíba

Compartilhe!

 

   Veja o vídeo

  https://www.youtube.com/watch?v=ektE1P8RBlU&t=325s

  A Galeria dos ex-comandantes da PM da Paraíba é um conjunto de fotografias dos Oficiais que Comandaram essa Corporação desde 1912 até os nossos dias. Mas do que uma peça decorativa, esse quadro representa uma forma de síntese de um longo período da história dessa instituição e tem um caráter informativo e educativo.

     É sobre essa importante parte do acervo histórico da PM da Paraíba que vamos fazer um comentário sucinto como forma de introdução de um trabalho que faremos posteriormente no qual buscaremos expor dados sobre cada um dos oficiais que Comandaram essa Corporação.  É o que assamos a fazer.

       No cumprimento das suas funções, o policial militar enfrenta constantes riscos da sua vida e da sua integridade física. Por essa razão esses profissionais, durante a sua formação, passam por treinamentos destinados a desenvolver habilidades técnicas, conhecimentos específicos e obtenção de um condicionamento que lhes capacitem inconscientemente a controlar o medo diante de situações e perigo.

       Esse condicionamento precisa ser preservado ao longo da carreira policial militar, o que é feito, de forma mais usual, através do desenvolvimento de atividades que enaltecem a importância do papel da instituição policial no contexto social.

      Com isso se fortalece o ego desses profissionais, fator indispensável para que eles se sintam motivados ao cumprimento das suas funções, mesmo diante dos riscos que enfrentam cotidianamente.

    Paralelo a isso a corporação desenvolve, de maneira formal ou informal, práticas destinadas a criar um elo afetivo entre cada policial militar e a instituição. Essas atividades partem do princípio; “quem faz o que gosta, tende a fazê-lo sempre melhor”.

    Percebendo a grandeza da Corporação revelada através da sua história, o policial militar sente-se orgulhoso de integrar os seus quadros, o que fortalece o seu sentimento de pertencimento, fator essencial para o bom desempenho de suas funções.

      É esse o objetivo do culto aos valores históricos dessas Corporações.

   Uma das muitas formas de manutenção desses valores no âmbito das Polícias Militares é a existências das Galerias de Comandantes Geral, Comandantes de Unidades, Subunidades e de outros setores dessas corporações. São espaços, quase sempre em locais nobres dos Quartéis, onde são expostas fotografias dos ex-comandantes.

       O objetivo dessas Galerias é registrar um panorama histórico da instituição uma vez que cada foto remete o observador a reflexões sobre alguns aspectos de cada período da vida da Corporação, da Unidade ou da Subunidade, de forma que se tenha uma visão geral da sua história.

   Aqui vamos nos deter à Galeria dos Ex-comandantes Geral da PM da Paraíba, fazendo um comentário geral.  Em trabalhos posteriores faremos alusões a alguns dos Oficiais que integram esse conjunto de fotografias.

A Galeria foi inaugurada no dia 10 de outubro de 1970, no Comando do Coronel Ozanan de Limas Barros, que acolheu a  uma proposta do Capitão Eurivaldo Caldas Tavares, que era Capelão da Polícia Militar. Essa proposta foi precedida de uma ampla pesquisa sobre os períodos de cada Comando, e um levantamento das respectivas fotografias.

   A Galeria, composta por 36 fotografias, está exposta no Gabinete do Comandante Geral, um amplo e bem mobiliado espaço, conhecido por “Salão Nobre”.  São 18 fotos de Oficiais do Exército e 18 de Oficiais da Polícia Militar.

     Até 1983 a legislação previa que o Comandante deveria ser um Oficial do Exército ou, em casos excepcionais, um Oficial da própria Corporação. A partir daquele ano, em decorrência de modificação na legislação, se deu o inverso, ou seja, o Comandante é um Oficial da Corporação, ou, em casos excepcionais, um Oficial do Exército. Desde então apenas um Oficial do Exército ocupou esse função. (Coronel Marden Alves da Costa – 1987/1988)

    Os registros, que vêm até 2010, começaram em 1912 em razão de não terem conseguido fotos dos Comandantes de períodos anteriores. Mas não constam fotos de alguns dos Comandantes desse período.

     Sempre que um Oficial do Exército deixava o Comando, o Oficial mais antigo da Corporação assumia o Comando interinamente, até que fosse nomeado outro Oficial do Exército. Raramente a foto desse Comandante interino era incluída na Galeria.

     Constatamos também a falta das fotos de dois Oficiais do Exército que ocuparam essa função (Antônio Francisco de Aragão Sobrinho – 1928 a 1930 – e Agildo Barata Ribeiro – 1931).

    Tivemos também, no período anterior a 1983, três Oficiais da Corporação que exerceram o Comando em caráter efetivo, casos em que eram Comissionados no Posto de Tenente Coronel, cujas fotos constam na Galeria.  (Elísio Sobreira, José Maurício e Elias Fernandes).

     Até 1959, no Quadro de Oficiais da PM da Paraíba só existia um Coronel. Esse Posto era exclusivo do Oficial do Exército que viesse Comandar a Corporação. Qualquer que fosse o Posto desse Oficial, ele era Comissionado como Coronel.

     No decorrer das décadas de 1910 e 1920 tivemos três Tenentes do Exército que foram Comissionados como Coronel para exercer o Comando dessa Corporação. (José Mário Barbedo - 1912 a 1914 – João da Costa Florêncio -1916/ a 1920 e João da Costa Vilar – 1920 a 1924).

  Veja também   Os Comandantes da PM da Paraíba de 1912 a 1931   Histórico da formação profissional na PM da Paraíba.     Quartel do Comando Geral da PM da Paraíba: Um prédio histórico neo-barroco.     Coronel Elísio Sobreira: O Patrono da Polícia Militar da Paraíba     O linguajar sofisticado do Coronel Maurício

Compartilhe!


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificação de
avatar