Faleceu Newton Leite, um ilustre Oficial da PM

Compartilhe!


Nesse dia 20 de abril de 2021, faleceu Newton de Araújo Leite, Tenente Coronel da reserva remunerada da Polícia Militar da Paraíba. A título de uma singela homenagem, segue alguns dados sobre esse Oficial que prestou relevantes serviços à corporação, mesmo tendo servido por apenas 19 anos.

Newtom de Araújo Leite, nascido em 26 de agosto de 1936, ingressou na PMPB em 10 de outubro de 1956, portanto com 20 anos de idade.  O pai dele era Cícero Leite, proprietário de grande parte das terras aonde foi construído o Bairro do Valentino Figueiredo, era Dentista, com consultório na Avenida Trincheiras, e  foi Vereador em João Pessoa na década de 1950.

Newton Leite foi da turma do CFO que começou em 1956, e funcionou na PMPB. Antes teve três CFO no Estado, (1944, 1946, e 1954). Essa, que foi uma turma com 40 alunos, foi a primeira que permitiu o ingresso de civis.  Foram vinte jovens civis, entre os quais podemos citar: Geraldo Cabral, Marcilio Chaves, Severino Lins, Lindembrerg Patrício, Joaquim Sinfrônio, José Maciel, Francisco Duarte, Antônio Costa Filho, Rui Eloy e Manoel Barbosa Ramalho.

 Na década de 1960, período em que teve 4 promoções,  Newton Leite foi um dos mais brilhantes Oficiais da Corporação, desenvolvendo missões que exigiam conhecimento técnico e cultura geral. Por ocasião das comemorações do aniversário da Corporação ele era designado para ministrar palestras na Rádio Tabajara. Outros Oficiais também cumpriam essa tarefa.  Newton Leite era um prestigiado instrutor nos treinamento de atualização dos Oficias. O seu dom de bom orador era reconhecido.  Com os seus conhecimentos técnicos, deu uma importante colaboração na implantação no Serviço Técnico de Engenharia do Corpo de Bombeiros, pela qual o Capitão Arnaldo da Silva Costa foi o encarregado.

Em 1965, ele fez o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais em Minas Geral, que era um dos mais qualificados do Brasil.

Essa turma de Newton Leite terminou em 1958 e a seguinte em 1967,  portanto 9 anos depois. Naquela época houve aumento de efetivo de forma que sempre havia vagas nos diversos postos da corporação.  Assim, alguns Oficiais dessa turma tiveram momentos em que as promoções foram muito rápidas. Foi caso de Newton Leite que foi 1º Tenente em 1962, Capitão em 1963, Major em 1965, e Tenente Coronel em 1967.

Durante o Governo de Pedro Gondim, Newton Leite prestou serviços no Gabinete Militar do Governador. No período de elevada tensão social no Estado relacionada com atuação das ligas camponesas e por ocasião do advento da instalação do governo militar, Newton Leito foi um dos auxiliares imediato mais leais e de elevado prestígio junto ao Governador Pedro Gondim.

 No Governo seguinte ele foi titular em Delegacias Especializadas na Capital e exerceu funções no alto escalão de Comando da Corporação.

Era formado em Engenharia Civil e biomedicina e no dia 18 de março de 1975, quando contava com 19 anos de serviço, passou para a reserva remunerada da Polícia Militar em razão de ter assumido cargo efetivo na Universidade  Federal da Paraíba.

Veja também Raimundo Cordeiro de Morais: Um perfil de nobreza, honestidade e competência.   Coronel Clodoaldo Alves Lira: Uma vida dedicada à Polícia Militar   Coronel  Maquir Alves Cordeiro: Um líder por natureza   Coronel Lindemberg da Costa Patrício, o oficial que renunciou a seis anos de coronelato.   Faleceu um Oficial vibrador   Manuel Paulino da Luz, o Magistrado forjado na disciplina militar

Compartilhe!


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificação de
avatar