Cinquentenário da Radiopatrulha

Compartilhe!


     A data de hoje é um memorável marco na história da nossa Polícia Militar. No dia 15 de março de 1973, exatamente há 50 anos, foi instalado o Serviço de Radiopatrulha nesta Corporação.

    No final de 1972, graças ao esforço do Governador Ernani Sátiro, e do Coronel Glauber Cabral de Vasconcelos, Comandante Geral, foram adquiridos recursos, através de um financiamento junto ao Banco do Brasil o que permitiu à aquisição dos meios materiais necessários à montagem desse serviço.

     Dessa forma, recebemos equipamentos de Rádios Transceptores da marca Motorola e veículos Wolksvagen, do tipo fusquinha.

      As viaturas foram caracterizadas e equipadas com Rádios. Foram montadas duas Centrais de Rádio, uma em João Pessoa e outra em Campina Grande.   Depois de uma rigorosa seleção de pessoal, foi realizado um treinamento específico para o exercício dessas atividades. Oficiais e praças estagiaram na Companhia de Rádio Patrulha em Pernambuco, onde vivenciaram a dinâmica do serviço e o manuseio dos equipamentos de Rádio e o uso do “Código Q”

     O próprio Coronel Glauber visitou a Central da Rádio Patrulha de São Paulo, onde conheceu a dinâmica do serviço ali realizado.

    Assim, na manhã do dia 15 de março de 1973, em solenidade realizada em frente ao Palácio da Redenção, com a presença do Governador e outras autoridades, foi lançado o serviço da Rádio Patrulha em João Pessoa.  Foram 8 Guarnições, distribuídas em pontos estratégicos da cidade, denominados de Pontos Bases. Nesses locais as Guarnições recebiam chamados da Central e seguiam para atender as ocorrências. Além de atender esses chamados da Central as Guarnições também realizam rondas em áreas predefinidas.

   Dias depois esse serviço foi lançado em Campina Grande, com o comboio de Viaturas desfilando no centro da cidade. Eram 6 Guarnições e o serviço seguia a mesma dinâmica do realizado na Capital.

     Na época desses eventos, o Comandante da Companhia que executava esses serviços na Capital era o Capitão Manuel Paulino da Luz, um Oficial altamente qualificado e entusiasta dessa nova modalidade de policiamento. Em Capina Grande o serviço era executado por um Pelotão Comandado pelo Jovem Tenente Ramilton Cordeiro de Morais, um oficial bem identificado com essas atividades.

      No Posto de Tenente tive a honra de Comandar a Radiopatrulha em João Pessoa em 1981/82, e convivi com muitos pioneiros desse serviço que ainda ali se encontravam. Foi uma rica experiência na minha carreira de Oficial.

    Com o passar dos anos foram adquiridos novos veículos, como Veraneios, Fiats, Chevetes, Opalas, Toyotas, Kombis, Ladas e outros tipos, até se chagar à ampla, moderna, confortável e potente frota atual, que está em uso em todo território Paraibano.   Além da modernização da frota, houve grande avanço nos equipamentos de comunicações, armamento, utilização dos meios digitais, e elevada capacitação dos executores desses serviços. Na essência, todas as modernas modalidades de policiamento especiais, tiveram sua origem na Radiopatrulha.

   Acompanhando o natural desenvolvimento da sociedade e da Polícia Militar, ao longo dos últimos 50 anos, a Radiopatrulha tem prestado os mais relevantes serviços à sociedade paraibana, em todo território do Estado. 

     Por essa razão estamos regozijados com o transcurso do Cinquentenário dos Serviços de Radiopatrulha e nos sentimos honrados em homenagear a todos os companheiros que ao longo desse meio século contribuíram com muito sacrifício para a prestação de tão valioso serviço para a sociedade paraibana.

    O cumprimento da missão atribuída a esses heroicos policiais militares pode ser expressa de forma objetiva pelo slogan “Servir e proteger”.

     Parabéns Radiopatrulheiros de ontem, de hoje e de sempre.

     Avante companheiros.

Alguns Pioneiros

  Veja também A criação do serviço de Rádio Patrulha na Paraíba Os antecedentes da criação de Rádio Patrulha na Paraíba O Comando do Coronel Glauber Cabral e a criação da Rádio Patrulha na Paraíba.

Compartilhe!


Deixe um comentário

3 Comentários em "Cinquentenário da Radiopatrulha"

Notificação de
avatar
Ordenar por:   Recentes | Antigos | Mais Votados
Inácio Gonçalves de Souza
Visitante

Parabéns Coronel pelo brilhante e histórico artigo específico! O Senhor é uma enciclopédia viva da polícia militar da Paraíba!

Raiane
Visitante

Acabei de ler seu artigo e achei o blog muito interessante, tem muita informação que eu estava procurando, parabéns. Contemplados Abraços 😉 !