O Comando de Ozanan e o desenvolvimento dos recursos humanos da PM da Paraíba

Compartilhe!

3.2.  Realizações materiais

O Comandante Ozanan também procurou dotar a Corporação dos meios materiais necessários ao seu bom funcionamento. Com esse objetivo foram realizadas reformas nos Quarteis e adaptações de espaços para instalações de novos serviços.

Foram também adquiridos os meios necessários para equipar diversos setores da administração, além de armamento, veículos e equipamentos empregados em atividades operacionais.

3.3.1 – Construções e reformas de instalações

No pátio do Quartel do Comando (Atual sede do 1º BPM) foram construídos dois prédios, ambos com dois pavimentos. Um foi destinado à instalação do serviço de rancho, com espaços apropriados para cozinha, refeitórios, sala de administração e depósito. No segundo piso desse prédio, com salas para administração, e um auditório, com palco, foi acomodada a banda de música.  Nesse auditório, onde ocorriam os ensaios da banda, também eram realizadas palestras, instruções e exposições do Comandante por ocasião das inspeções da IGPM.Outro prédio, construído na mesma época, passou a abrigar os serviços de lavagem e lubrificação de veículos e de garagem, na parte térrea. No segundo piso desse imóvel foi instalada uma central de comunicações com equipamentos recebido da USAID.

Para resolver o grave problema de falta d’água no Quartel, foram construídas, no pátio interno,  duas cisternas com capacidade para 40 mil litros.

Em 1969 foi criado mais um Batalhão sediado na Capital. Era o denominado Batalhão Especial. Por essa razão uma sala no terceiro piso do Quartel foi adaptada para o Comando dessa Unidade.

No hall de entrada do Quartel foi trocado o piso e colocado azulejos nas paredes, o que lhe tornou o ambiente mais agradável. Na escada que dá acesso ao segundo piso foi colocado granito e tapete.  As paredes, internas e externas,  do Gabinete do Comando e salas adjacentes foram revestidas em madeira de jacarandá, dando ao espaço um aspecto de austeridade e beleza.

O Gabinete do Comando foi reformado com a colocação de teto de gesso e confortáveis conjuntos de poltrona, ficando a altura da importância do ambiente.

Nessas obras foi utilizada mão de obra da própria Corporação e foram inauguradas no 1 de março de 1968, nas comemorações do  aniversário do Governador João Agripino.

Ao lado do Gabinete do Comando, foi reformada uma ampla sala e nela instalado um sistema de climatização, colocado revestimento de alcatife no piso, colocados dois majestosos lustres de cristal (que custaram o equivalente a 22 salários mínimos), e vistosas cortinas. Nessa sala foi instalado o salão nobre da Corporação, onde eram recebidas autoridades e realizadas frequentes reuniões de oficiais e atos solenes.

Todos os setores da Administração receberam novos mobiliários e máquinas de Datilografia.

O Setor de Oficinas, onde eram confeccionados os fardamentos, recebeu novas máquinas.

O Quartel do 2º Batalhão em Campina Grande também passou por reformas com a construção de uma sala da aula, um auditório, cassino dos Sargentos, refeitório para os Bombeiros, ampliação do rancho do Batalhão, instalação do salão de honra, e uma quadra de esportes.

3.3.2. – Veículos, armamentos e equipamentos.

Foram adquiridos 450 Revolveres e uma adequada quantidade de munição e capacetes de fibra. Foram confeccionados cintos, talabardes, braçais e outros equipamentos empregados no policiamento ostensivo.

Foram recebidos da USAID dois Caminhões de transportes de tropa, que eram conhecidos como carros choques. Esses veículos foram muito empregados nas ações de Controle de Distúrbios Civis que ocorriam com frequência naquele período. Com sesses veículos também chegaram material de guerra química.

Através do Governo do Estado foram adquiridos os seguintes veículos:

 Dois Caminhões Chevrolet tipo comercial, duas jipolas e dois jepps da Willys, que eram empregados nas atividades administrativas e na fiscalização dos 20 Postos Policiais existentes em João Pessoa naquela época e que era a principal forma de policiamento executado.

Ainda não tinha sido implantado o serviço de Rádio Patrulha na forma como hoje conhecemos.    Foi também adquirida uma Ambulância que ficou à disposição do serviço de saúde da Corporação. Ainda como parte da ajuda prestada pela USAID, a Polícia Militar recebeu material de comunicação, granadas de gás Lacrimogêneo e de efeito moral. Com esse material também vieram máscara contra gases, visores noturnos e outros equipamentos dessa natureza.

Continua na página 3

Compartilhe!


Subscribe
Notificação de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments