O Comando do Coronel Talião e o sesquicentenário da PM da Paraíba

Compartilhe!

Durante o Comando do Coronel Talião  a PM da Paraíba comemorou a passagem do sesquicentenário da sua criação. Neste trabalho relatamos, de forma sintética, as principais realizaççõies desse Comando. É o que passaamos a fazer.

Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=2RdiK4kZT8g

Severino Talião de Almeida nasceu na cidade de Cruz do Espírito Santo, Paraíba, em 1931, e em 1948 ingressou no Exército Brasileiro onde fez carreira militar, chegando ao círculo de Oficial Superior. Durante um longo tempo Talião prestou serviço no 15º Regimento de Infantaria, sediado em João Pessoa.

      No dia 22 de março de 1979 Severino Talião foi Comissionado no Posto de Coronel da PM da Paraíba e nomeado Comandante Geral dessa Corporação, recebendo essas funções do Coronel Pedro Belmont Filho, Oficial da PM da Paraíba.

Durante o Comando do Coronel Severino Talião registramos como mais importantes os seguintes acontecimentos:

  1. Foco na continuidade de aperfeiçoamento dos recursos humanos.

  O aperfeiçoamento dos recursos humanos da Corporação teve continuidade durante esse comando. Foram encaminhados Oficiais para frequentarem o Curso Superior de  (CSP) o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) em outros Estados. 

Os Cursos de Formação e de Aperfeiçoamento de Praças, realizados no âmbito interno da Corporação foram intensificados, com uma maior dinamização do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças.  Durante esse Comando a corporação recebeu 22 novos Oficiais formados em outras coirmãs.

Teve início a realização de Cursos de Habilitação de Oficiais, (CHO) que prepara o Sargento para o exercício das funções de Oficial da Administração. Com essa finalidade forma selecionados duas turmas de Sargento que foram encaminhadas para a PM de Pernambuco e para a PM do Ceará, respectivamente.

Essa medida incentivou os graduados a buscarem preencher os requisitos necessários para pleitearem essa habilitação, o que possibilitava promoção até o Posto de Major. Com o aumento da quantidade de candidatos aptos, foram formadas  outras turmas. 

Na área de especialização, Oficiais e Praças realizaram, em outras Corporações, os cursos de Informações, Educação Física, Técnica de Abordagem, Operações Especiais, Policiamento de Trânsito, Perícia de Acidente de Trânsito, Comunicações, Manutenção de Auto, Técnica de Orçamento e Norma de Licitação.

Vês, pois, que a busca pela melhoria da capacitação dos recursos humanos da corporação foi uma marca desse Comando.

  1. Os Postos de Apoio Comunitário.

Em 1978, no Comando do Coronel Adolpho Maia a Polícia Militar recebeu dois prédios, um na Avenida Cruz das Armas e outro na Avenida Epitácio Pessoa. Nesses locais foram instalados pontos de apoio ao policiamento motorizado.

No dia 16 de novembro de 1980 esses prédios foram cedidos à Secretaria de Segurança Pública, mediante termo de Comodato, em troca de 16 cabines de fibra de vidro, com pouco menos de dois metros quadrados de área interna, que foram instalados em diversos pontos da cidade, passando a servir de base para o Policiamento Ostensivo, recebendo a denominação de Postos de Policiamento Comunitários (PAC). Eram 12 cabines em João Pessoa e 4 em Campina Grande.

Esse serviço teve pouca duração em razão da pouca serventia das cabines, e da grande quantidade de efetivo que exigia, pois em princípio esses postos funcionavam 24 horas por dia. Durante a noite os policiais ficavam praticamente vigiando as cabines, pois eram de fácil depredação.

Nos prédios cedidos pela PM foram instaladas Delegacias de Polícia. No decorrer de 2020 o Prédio da Epitácio Pessoa voltou para o patrimônio da PM e nele está sediado o Batalhão de Motos da Corporação.

  1. Política salarial

Durante esse Comando os integrantes da Polícia Militar tiveram três reajustes salarias, como os demais Servidores Público do Estado. Na época a moeda corrente era o Cruzeiro, portanto para melhor se compreender aquela realidade é preciso se fazer uma relação dos vencimentos de então com o Salário Mínimo e converter para os valores atuais.

A referência para a concessão desses reajustes sempre foi o Soldo de cada policial militar, como ainda é atualmente. Houver reajustes em 1979, 1980 e 1981. Como os dois primeiros foram muito parecidos, aqui não vamos fazer referência ao de 1980. Focamos nossa atenção apenas nos Soldos de um Soldado e de um Coronel, o que permite se ter uma ideia da situação dos demais integrantes da Corporação.

Assim, com a concessão desses reajustes os Soldos referenciados foram fixados na forma das tabelas seguintes.

Portando, com esse último reajuste, houve uma sensível melhoria. Ou seja, os integrantes da corporação ficaram em uma situação melhor do que a atual. Esse aumento foi assinado pelo Governador em ato solene realizado no pátio do Quartel do Comando Geral.

Infelizmente, a euforia com esses aumentos durava pouco tempo, pois a velocidade da inflação em poucos meses consumia qualquer percentual de aumento obtido.  A arte de LeonardoDG, a seguir exposta, retrata bem essa situação.

 Para se ter uma ideia do alcance desse problema, vejamos os percentuais da inflação anual desse período;  

Nos Governos seguintes, até o final de 1994, continuamos a vivenciar situação parecida, o que será objeto de nossa abordagem oportunamente.

Registre-se, por oportuno que o soldo de um Soldado em 2021, é R$ 1.150,00 e o de um Coronel é R$ 4. 780,00.  Portanto são valores  abaixo do que era em 1981, em relação ao Salário Mínimo.

Ressalte-se também que o Soldo é a base de calculo para as demais vantagens percebidas pelos Policiais Militares na Paraíba.

  1. Realizações administrativas

Na área administrativa registramos as seguintes realizações:

- Construção das Quadras de Esportes das Companhias de Itaporanga e Cajazeiras;

- Coberta da Quadra de Esportes do Quartel do Corpo de Bombeiros;

- Ampliação do Quartel do 4º Batalhão;

- Construção de garagens em todas as Unidades e subunidades do Interior;

- Ampliação do prédio do CFAP, com a construção de mais dois pavilhões e onde atualmente está sediada a Diretorial de Apoio Logístico, em Marés.

- Construção de Ambulatórios médicos nos Batalhões de Guarabira e Patos;

- Criação, por Lei, de um Quadro de Funcionários Civis, no âmbito da Polícia Militar, com 225 servidores, com ingresso através de concursos, que infelizmente não foram realizados.

- Criação de uma creche no Batalhão de Campina Grande, destinada aos filhos dos policiais.

- Ainda na área administrativa, foi efetuada a aquisição dos Seguintes meios materiais:

  1. a) 50 Viaturas, 70 Estações de Rádios para Viaturas, Um ônibus e 10 Motocicletas;
  2. b) 650 Revolveres;
  3. c) 44 novos instrumentos musicais importados;
  4. d) Mobiliário completo do auditório do CFAP;
  5. e) e Mobiliário dos espaços destinados à formação de Soldados nos Batalhões do interior.

Dessa forma, constata-se que também nesse aspecto a Corporação obteve melhoramentos.

  1. Comemoração da passagem do sesquicentenário da PM

    No dia 3 de fevereiro de 1982 a PM da Paraíba completou 150 anos da sua criação. Para comemorar esse relevante evento, que foi denominado de “Sesquicentenário da PM da Paraíba”, foi realizada uma longa programação com atividades de cunho social, esportivo, politico, cultural e uma solenidade militar. Essas atividades tiveram início em novembro de 1981.

       Foram realizadas competições esportivas de futebol de campo, futebol de salão, voleibol e tiro ao alvo, envolvendo equipes de Oficiais e Praças representando todas as Unidades da Corporação. Essas competições, disputadas com muito entusiasmo, serviram também para promover uma salutar integração entre os integrantes dessas Unidades.

         A Polícia Militar foi homenageada com uma Seção Especial realizada pela Assembleia Legislativa que contou com a presença de representantes dos Poderes Executivo e Judiciário Estadual, Ministério Público, Forças Armadas, entidades religiosas, classe empresarial, policiais militares e civis, e um grande público.  

Como atividade cultural foi realizado um concurso público para apresentação de um texto sobre a história da Polícia Militar. Foram apresentados 3 trabalhos que a Comissão Julgadora, formada por consagrados historiadores, entendeu que não estavam a altura de ser premiados.

       A solenidade militar, que contou com a presença das mais ilustres autoridades civis, militares e eclesiásticas do Estado, foi realizada, no dia 3 de fevereiro de 1982, na Rua Corálio Soares, ao lado da Igreja Batista, no centro da cidade de João Pessoa, e constou de homenagens a policiais militares e civis, como reconhecimento e gratidão pelos bons serviços prestados  a Corporação. Esse evento foi encerrado com um desfile da tropa.

         As comemorações foram encerradas com um almoço oferecido aos Oficiais na pérgola da piscina do Hotel Tambaú, ocasião em que foi cortado o bolo confeccionado com a logomarca do Sesquicentenário, uma obra de arte produzida pelo Major Vamberto Germires.    

Dessa forma, a passagem desse importante acontecimento foi comemorados condignamente.

 6. Passagem de Comando

 Em 14 de maio de 1982 Tarcísio Buriti renunciou o Governo para ser Candidato a Deputado nas eleições daquele ano, e Clovis Bezerra, que assumiu o Governo manteve o Coronel Severino Talião no Comado da Polícia Militar.  No dia 22 de fevereiro de 1983, o Coronel Severino Talião pediu exoneração e passou o Comando da Corporação ao Coronel Benedito Lima Junior, Oficial da própria PM.

O Coronel Talião era um Oficial de conduta ilibada, justo, disciplinador, de elevado espírito público, tecnicamente competente, exímio gestor público e dotado de elevada capacidade de liderança. Todas essas qualidades foram demonstradas durante a sua passagem pela Polícia Militar, onde ele angariou uma legião de admiradores.  Foi um Comandante benquisto pelos policiais militares de todos os Postos e Graduações.

Depois de deixar o Comando da PM, o Coronel Severino Talião passou para a Reserva, e pouco depois Assumiu as Funções de Superintendente Estadual do Patrimônio da União. No início de 1987 ele assumiu, durante 3 meses, a Secretaria de Segurança Pública.

O Coronel Severino Talião de Almeida faleceu no dia 19 de abril de 2017, dia do Exército a quem ele tanto se dedicou. No seu sepultamento foram-lhe prestadas todas as honras fúnebres militares. Ao evento compareceram altas autoridades civis e militares, além de muitos amigos da PM e do Exército para homenagear o honrado homem público, que muito dignificou o Exercito Brasileiro e a Polícia Militar, pelo que aqui rendemos nossas sinceras e  eternas homenagens.

Veja também

O Comando do Coronel Talião e o sesquicentenário da PM da Paraíba

O Comando de Adolfo Maia na Polícia Militar da Paraíba

O Comando do Coronel Glauber Cabral e a criação da Rádio Patrulha na Paraíba.

O Comando de Ozanan e o desenvolvimento dos recursos humanos da PM da Paraíba

O Comando da PM da Paraíba no Governo de Pedro Gondim

Compartilhe!


Subscribe
Notificação de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments