O Comando de Adolfo Maia na Polícia Militar da Paraíba

Compartilhe!

 

     O Comando de Adolfo Maia na Polícia Militar da Paraíba e a criação das CIESES (Companhias Especiais de Segurança), que foram instaladas no Sertão,  ocorreram durante o Governo de Ivan Bichara Sobreira, período em que também oito novos Quartéis foram ocupados pela Corporação. Foi ainda a época de adoção de uma nova legislação, mudança de uniforme e da data de comemoração do aniversário da Corporação. É desse comando que tratamos neste texto em que damos continuidade aos relatos sobre os principais fatos ocorridos em cada Comando da Polícia Militar da Paraíba, desde 1912. É o que passamos a fazer.

     No começo do Governo de Ivan Bichara Sobreira, 15 de março de 1975, Adolfo Fernandes de Lira Maia, Major do Exército, foi Comissionado no Posto de Coronel da Policia Militar da Paraíba e nomeado para exercer o Comando dessa Corporação, recebendo essas funções, no dia 17 de março de 1975, do Coronel Glauber Cabral de Vasconcelos, Oficial do Exército.

    Durante esse Comando destacamos os seguintes acontecimentos:

 - Mudança de Uniforme, Mudança da data de comemoração do aniversário da Corporação, adoção de uma nova Legislação e Ocupação de novos Quartéis.

Passemos a sintetizar cada um desses fatos.

Veja o vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=02TyDDokPDY

  1. A Mudança de Uniforme

No início de 1975 poucas Polícias usavam uniforme caqui, como era o caso da PM da Paraíba. Muitas dessas corporações, que antes tinha usado esse tipo de tecido, estavam adotando o uniforme azul, também conhecido por verde petróleo. Como o tecido caqui estava sendo pouco usado, a sua produção foi reduzida e, em consequência, o preço foi aumentado, o que dificultava o processo de licitação de uniformes com esse tecido.  Por outro lado, naquela época, a IGPM tentava padronizar os uniformes das PMs, mesmo encontrando muita resistência.

Emprego do Uniforme Caqui (Até 1975)

Por esse motivo, no início do mês de novembro de 1975, de maneira informal e discreta, a PM da Paraíba passou a fazer uso do Uniforme Azul, mesmo inexistindo um regulamento para esse fim, o que só foi adotado no ano seguinte.

    Os principais Uniformes eram: Uniforme de Instrução, Uniforme de Expediente e Uniforme de policiamento Ostensivo e Uniforme de Representação.

Principais Uniformes (Azul)

    Esse uniforme foi utilizado durante 18 anos em atividades administrativas, instrução, serviços operacionais, formaturas e outras solenidades militares.

    No desfile cívico-militar do dia 7 de setembro de 1993, a Corporação lançou um novo uniforme, que continua em uso até os nossos dias, com algumas modificações que foram feitas no decorrer desse tempo.

  1. Mudança da data de comemoração do aniversário da Corporação.

   Desde 1935 a PM da Paraíba comemorava o dia 10 de outubro como sendo o aniversário da Corporação, que teria sido criada em 10 de outubro de 1832. Em 1970 o            Capitão Eurivaldo Caldas Tavares, que era Capelão da Polícia Militar, começou uma longa e criteriosa pesquisa sobre a história dessa corporação. Findo este trabalho, no final de 1975, o Capitão Eurivaldo Caldas concluiu que a verdadeira data de criação da PM da Paraíba foi no dia 3 de fevereiro de 1832.

Com bases nos documentos pesquisados, o Capitão Eurivaldo apresentou uma proposta ao Comando Geral, para que o aniversário da Corporação fosse comemorado nessa data.  O Comandante Adolfo Maia levou a proposta à apreciação do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba, que com constituiu uma comissão de historiadores para emitir um parecer.

     Com o parecer favorável dessa comissão, o Comandante Adolfo Maia, através de uma resolução, determinou que o aniversário da Corporação fosse comemorado no dia 3 de fevereiro, o que teve início de 1976. Essa pesquisa realizada pelo Capitão Eurivaldo Caldas, que transcreve toda documentação sobre a história da Polícia Militar de Paraíba, de 1832 a 1897, resultou na Edição do Livro Século e Meio de Bravura e Civismo, lançado em 1982.

A previsão do Capitão Eurivaldo era que a obra teria dois volumes. O primeiro volume, que foi concluído, tratou dos fatos de 1832 a 1897. O segundo daria continuidade a esse trabalho até chegar a 1982, quando a Corporação completou 150 anos.  Por essa razão, a obra recebeu o nome de  de Século e meio de bravura e heroísmo. Essa obra é uma referência para o estudo da história da Polícia Militar da Paraíba.

(Continua na página 2)

Compartilhe!


Deixe um comentário

2 Comentários em "O Comando de Adolfo Maia na Polícia Militar da Paraíba"

Notificação de
avatar
Ordenar por:   Recentes | Antigos | Mais Votados
Rizonaldo Rodrigues da Costa
Visitante

Li a escrita sobre a gestão de comando de Adolfo Maia, primeiro parabenizar o amigo Batista pela maravilhosa lavra, e depois, conclui que a gestão referida , foi muito exitosa. De modos que, aumentei o meu conhecimento sobre a história da PM PB, e lhe agradeço por isso.
Abraços