Coronel Marcos Sobreira: exemplo de honradez, competência e humanismo.

Compartilhe!

 

O Coronel Marcos Sobreira é exemplo de honradez, competência e humanismo, conforme se depreende do seu breve histórico que aqui expomos como forma de registrar o perfil de mais um Oficial da PM da Paraíba e através dele contextualizar aspectos da história contemporânea dessa Corporação.

Aqui vamos enfocar, de maneira sucinta, a infância, a vida escolar, a formação profissional, a carreira, a crença religiosa, as relações familiares e atuação como representante da sua classe  desse valoroso cidadão. É o que passamos a fazer.

Veja o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=b5z0yyIZHtI
  1. A infância e juventude

O jovem Antônio Sobreira Filho, escrivão da Polícia Civil, natural de Guarabira e residente em João Pessoa, conhecera a também jovem Miriam de Oliveira Lima em 1963 e com ela se casou em 31 de dezembro de 1964, passando a residir à Rua Professor Barroso em Mandacaru, onde o casal criou os seus filhos

Em 1974 Antônio Sobreira deixou a Polícia e ingressou na Companhia de Água e Esgoto onde tralhou por trinta e dois anos, quando se aposentou em 1993.

O casal Antônio e Miriam teve três filhos: Silvio Romero de Oliveira Lima Sobreira (20.03.65), Marcos Alexandre de Oliveira Lima Sobreira (10.09.68) e Tiago de Oliveira Lima Sobreira (08.10.80).

Dona Miriam era evangélica, assim como sua mãe e sua avó, e criou seus filhos dentro desses preceitos religiosos. Silvio e Marcos estudaram o então denominado de curso primário no Colégio Municipal General Rodrigo Otávio, conhecido como o Gêpete (Era assim conhecido em razão de ter sido construído em parte do terreno do Primeiro Grupamento de Engenharia e Construção, na Rua Mato Grosso, nº 988 Bairro dos Estados)

Concluído o primário, os filhos de seu Antônio e Dona Miriam passaram a estudar o curso Ginasial no Colégio Sesquicentenário, também situado no Bairro dos Estados.

Terminado essa fase de estudos os irmãos de separaram. Silvio foi para o Liceu e Marcos Sobreira foi para o Colégio Professor  Mateus Augusto de Oliveira, na Avenida Minas Gerais, nº 641, no Bairro dos Estados, atualmente anexo do Colégio Sesquicentenário. Durante o curso esse tempo de estudo, Marcos Sobreira foi colega de turma de Lívio Sérgio Delgado de Carvalho, Roberto Costa Rodrigue e João Sérgio da Silva e Aldair de Sousa Albuquerque, que também ingressaram na Polícia Militar.  Os três primeiros  alcançaram o Posto de Coronel, e Albuquerque (in memorian) chegou a Tenente Coronel.

  1. A carreira militar

Marcos Sobreira terminou o Segundo grau em dezembro de 1985 e no ano seguinte foi aprovado no curso de Matemática na Fundação Regional do Nordeste de Campina Grande (FURNE).

Atraído pela vida militar, em 1986, por influência do seu avô, Raul de Oliveira Lima (in memorian) Marcos Sobreira se inscreveu no Concurso ao Curso de Formação de Oficiais sendo aprovado e encaminhado para a  Academia de Polícia Militar do Paudalho, em Pernambuco.

Concluído o Curso de Formação de Oficiais, e Declarado Aspirante a Oficial, no dia 14 de dezembro de 1989, Marcos Sobreira foi classificado para o Batalhão de Patos, onde exerceu funções administrativas e Coordenador do Curso de Formação de Soldado que estava em andamento.  Quando estava nessas funções Marcos Sobreira foi promovido a 2º Tenente, em  25 de agosto de 1990.

   

No final daquele ano Marcos Sobreira foi Aprovado no vestibular para o Curso de Direito na Universidade Federal da Paraíba, Campus de Sousa e para diminuir a distância para aquela Faculdade, ele pediu transferência para a Companhia de Cajazeiras, onde passou a exercer as funções Subcomandante.

Quando estava no exercício dessas funções, Marcos Sobreira se casou, no dia 4 de abril de 1991, em João Pessoa, com Maria Liosa Fernandes, uma jovem natural de Uirauna, mas que Marcos Sobreira conheceu em João Pessoa. O casal fixou residência em Cajazeiras, onde permaneceu até 1994, quando se mudou para João Pessoa, mesmo permanecendo prestando serviço em Cajazeiras.

Aspirante a Oficial Marcos Sobreira

 

No dia 10 de setembro de 1991  essa Companhia foi transformada em 6º Batalhão, e passou a ser comandado pelo Tenente Coronel João Soares de Santana, e Marcos Sobreira ali permaneceu..

Promovido a primeiro Tenente em 25 de agosto de 1992, Marcos Sobreira permaneceu no Sexto Batalhão e continuou fazendo o curso de direito em Sousa, o que foi concluído em dezembro de 1996, quando ele já tinha sido transferido para o Terceiro Batalhão, em Patos.

Nessa nova Unidade, o Tenente Marcos Sobreira passou a Comandar o Pelotão de Trânsito. Quando ocupava essa função Marcos Sobreira foi promovido a Capitão no dia 25 agosto de 1996.

Em 1997 Marcos Sobreira assumiu o Comando da Companhia de Policia de Souza, onde permaneceu até 199.  Nos dois anos que atuou em Sousa ele desenvolveu um projeto denominado: “Polícia Cidadã”, que tinha a finalidade de aproximar o policial da comunidade. O Projeto consistia em levar a cinco bairros periféricos da cidade os serviços de Advocacia, Saúde, Educação, Corte de cabelo e Odontologia. Cada dia um serviço era disponibilizado em um bairro.

Em abril de 1999 Marcos Sobreira passou o Comando dessa Companhia para o Capitão Albuquerque e, a Convite do Coronel Hamilton Cordeiro, Comandante Geral, ocupou a Chefia da Segunda Seção do Estado Maior, ai permanecendo até o mês de outubro, quando assumiu o Comando da Companhia de Trânsito da Capital.

No ano 2000 Marcos Sobreira vivenciou a divina experiência de ser pai, quando nasceu a sua primeira filha Rebeca Fernandes de Oliveira Lima Sobreira, atualmente cursando o 3º ano do CFO na Academia do Cabo Branco.

A pedido do Desembargador Marcos Souto Maior, Presidente do Tribunal de Justiça, no início de 2001, o Capitão Marcos Sobreira, foi colocado à disposição daquela Corte para exercer as funções de Ajudante de Ordem, ali permanecendo até o início de 2003.

Mas, aquele o ano de 2003 reservou para Marcos Sobreira o inolvidável prazer de novamente sentir-se cumprindo os desígnios de Deus, ao ser pai mais uma vez, agora de Raquel Fernandes Oliveira de Lima Sobreira, sua segunda filha, atualmente cursando o 3º ano do ensino médio.

Mesmo sendo portador do Curso de Direito e de contar com extensa folha de serviços prestados nos mais de doze anos de experiência no Comando de Tropa, o Capitão Marcos Sobreira precisava fazer o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais para se habilitar legalmente às promoções aos postos de Oficiais Superiores.

Com esse objetivo o Comando da Corporação lhe encaminhou para a Academia de Polícia Militar da Bahia, em maio de 2003, onde concluiu o CAO no final daquele ano.

Ao voltar do CAO, Marcos Sobreira, foi designado para o Centro de Educação da Polícia Militar. Em 21 de abril de 2004 ele foi promovido ao posto de Major e passou a prestar serviço, como comandante do CFAP.

Em abril de 2005 Marcos Sobreira assumiu o Subcomando do 5º Batalhão da Polícia Militar, sediado no Bairro Valentina Figueiredo, onde permaneceu até outubro de 2006, quando voltou para o Centro de Educação.

Pouco depois, em 2007, Marcos Sobreira assumiu a Direção do Colégio da Polícia Militar.  Naquele ano a Secretaria de Educação do Estado desenvolveu um projeto para premiar os Colégios com melhores gestões na área escolar. Participaram desse processo, 74 Escolas estaduais, sendo o Colégio da Polícia Militar premiado como primeiro lugar em Gestão Escolar. Por conta desse prêmio, o Major Marcos Sobreira passou 15 dias nos Estados Unidos (Washington e Nova Iorque) conhecendo o sistema de ensino daquele país.

Em abril de 2009 Marcos Sobreira deixou a Direção do Colégio de Polícia Militar e voltou ao Comando da Companhia de Trânsito, ficando nessa função apenas 5 meses e em  outubro do mesmo ano, ele foi transferido para o Destacamento do Palácio do Governo, para exercer as funções de Adjunto do Gabinete Militar.

Em 21 de abril de 2010 o Major Marcos Sobreira foi promovido a Tenente Coronel, deixou o Gabinete Militar e, em outubro daquele ano, assumiu o Comado do 2º Batalhão, em Campina Grande.

No início de 2011 ele assumiu o Subcomando do Policiamento Metropolitano de João Pessoa.  Promovido a Coronel em 20 de agosto de 2012, Marcos Sobreira foi designado para exercer a função de Adjunto do Estado Maior Especial. Cumulativamente Marcos Sobreira Comandava o setor de Policiamento Comunitário Estadual, que era uma atividade em que ele tinha considerável experiência.  No mesmo ano, ele foi designado para as funções de Corregedor Geral da Polícia Militar.

Coronel Marcos Sobreira

Em março de 2013 o Coronel Marcos Sobreira assumiu o CPR-1  (Comando de Policiamento Regional -1), com sede na cidade de João Pessoa.

O Comando do Centro de Educação da Polícia Militar, que sempre foi ocupado por Oficiais de elevada capacidade profissional e idoneidade moral, e social, foi a última função ocupada pelo Coronel Marcos Sobreira, que assumiu aquela importante função em fevereiro de 2014, permanecendo até janeiro de 2016.

Comandantes do Centro de Educação da PM\PB  a partir de 1990

 
  1. O representante da classe

Em dezembro de 2015 Marcos Sobreira foi eleito Presidente da Caixa Beneficente de Oficiais e Praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar. Mesmo sem impedimentos legais para cumular as funções de Presidente dessa entidade com suas atividades da Corporação, Marcos Sobreira, por questões éticas, preferiu se afastar do Comando do Centro de Educação e ficar sem função, mesmo com prejuízo financeiro.

 Em maio de 2017, Marcos Sobreira passou para a Reserva remunerada, depois de 30 anos de serviços prestados a Polícia Militar e à sociedade paraibana. Ao longo dessa vitoriosa carreira o Coronel Marcos Sobreira foi  condecorado com as Medalhas Elísio Sobreira,  Paulo Freire e  Tempo de Serviço, todas, merecidamente,  prestadas pelo Corporação.

Criado em uma família predominantemente evangélica, Marcos Sobreira é um homem de intensa convicção religiosa, portador de elevado conhecimento da doutrina cristã e notável cultura geral e membro  da Igreja Batista do Bessamar, conhecida também como Cidade Viva, onde é membro ativo e serve no ministério de trânsito voluntariamente.

Nessas atividades o Coronel Marcos Sobreira conta com a inestimável colaboração da sua esposa Maria Liosa, que é pedagoga, trabalha na Escola Internacional Cidade Viva e atua como voluntária no ministério de integração da Comunidade Cidade Viva.

Dotado de rara habilidade na prática do futebol, Marcos Sobreira sempre teve destacada atuação nesse esporte desde a sua infância e adolescência, aonde chegou a atuar na Ponte Preta de Mandacaru, uma conhecida agremiação esportiva daquele bairro.  Essas virtudes de atleta foram expressas durante o CFO e nas Unidades onde ele serviu, onde era assíduo praticante das atividades esportivas nas quais tinha destacada atuação.

Ao longo do exercício dessas funções Marcos Sobreira, graças às qualidades dos serviços que prestava e dos traços de sua personalidade, da forma humana como tratava seus subordinados e superiores, angariou respeito, admiração e confiança da tropa e dos diversos escalões de Comando, assim como fez amizade em todos os meios sociais, o que tornou suas qualidades reconhecidas, enaltecidas e sempre exaltadas por todos que tiveram a honrosa oportunidade de com ele conviver, e que ainda tem o privilégio dessa amizade.

Fruto da sua inquestionável capacidade de liderança, adquirida naturalmente no decorrer de sua carreira, Marcos Sobreira, em 2016, foi eleito Presidente da Caixa Beneficente de Oficiais e Praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, ativos e inativos, entidade que representa 6 mil associados,

Desenvolvendo um trabalho profícuo, amplo, democrático, transparente e inovador onde foi prioriza o bem estar dos associados, e a promoção da defesa dos seus direitos, Marcos Sobreira foi reeleito em 2019.

Nessa nova fase da sua administração os serviços que são prestados aos associados foram ampliados e interiorizados, o que permite se alcançar uma maior quantidade de beneficiários.

Atualmente são prestados, entre outros os seguintes serviços: Assistência Jurídica, Odontologia, Clínica Geral, Psicologia, Barbearia e Cabeleireira.  Foram assinados convênios com diversas entidades os quais  beneficiam os Associados nas éreas de saúde, educação, lazer, e aquisição de imóveis.

Dessa forma, evidencia-se que o Coronel Marcos Sobreira continua prestando um valioso serviço a todos os Policiais Militares e Bombeiros Militar, ativos e inativos.

Por essas razões podemos afirmar que o Coronel Marcos Alexandre de Oliveira Lima Sobreira é um cidadão honrado, capaz e humano, merecedor de toda admiração e respeito de todos que fazem a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiro e da sociedade paraibana.

  O jovem pobre que se tornou Coronel da PM da Paraíba   Raimundo Cordeiro de Morais: Um perfil de nobreza, honestidade e competência.   Coronel Clodoaldo Alves Lira: Uma vida dedicada à Polícia Militar   O sequestro do Coronel   Coronel  Maquir Alves Cordeiro: Um líder por natureza

Compartilhe!


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificação de
avatar