O suicídio de Policiais Militares da Paraíba

Compartilhe!

O suicídio de Policiais Militares da Paraíba, envolvendo o pessoal do serviço ativo e os inativos, é um dos muitos temas que vem sendo pesquisado há alguns anos, através de um detalhado trabalho levantamento de dados estatísticos, pelo Tenente Coronel Onivan Elias de Oliveira, Oficial dessa Corporação.

Esse valoroso trabalho foi sintetizado em um artigo intitulado "O SETEMBRO AMARELO E O SUICÍDIO NA POLÍCIA MILITAR DA PARAÍBA",  no qual se ressalta a constatação  da inexistência  de casos dessa natureza ocorridos na Polícia Militar da Paraíba no decorrer de 2019 e até o inicio de setembro de 2020.

 Esse fato é muito relevante para a Corporação em razão de evidenciar a inexistência dos fatores que provocam esses fenômenos, embora a definição de tais circunstâncias sejam objetos de polêmicas nos meios acadêmicos. Quando compararmos esse fato com o que ocorreu  em outras coirmãs, a situação da Paraíba é privilegiada.

Durante muito  tempo prevaleu a tese de que a divulgação de suicídio servia como incentivo para novos casos, o que era rigidamente seguido pela a imprensa em geral.  É possível que por por essa razão  os números relacionadas a esse fenômeno tenham passado despercebidos da sociedade. Só para se ter uma ideia  da dimensão desse problema,  basta se mencionar que, segundo a pesquisa  aqui em foco,  em 2014 ocorreram 800 mil homicídios no mundo.

Anualmente, no mês de setembro, os diversos órgão envolvidos nessas questões  buscam discuti-las através da execução de projetos denominados de “setembro amarelo”.   Fazendo alusão a esse tema, e tomado por base a situação constatada na PM da Paraíba, nos dois últimos anos, através dessa pesquisa, o autor do artigo conclui que podemos comemorar o nosso “setembro verde.”

Entre os dados expressos nesse artigo constata-se que o número de suicídio de policiais é, em  muito casos, superior  a quantidade de mortes de policiais em serviço, o que por si só já constitui um motivo para profundas reflexões.  Essa questão já foi enfocada pelo Tenente Coronel Onivan Elias em outros trabalhos.

Pela relevância do tema, a seguir publicamos na integra esse artigo do Tenente Coronel Onivan Elias.

     A Pandemia de Civid-19 e as mortes de Policiais Militares   Os assassinatos de policiais militares fora do horário de serviço   A perspectiva de vida dos Policiais Militares da Paraíba   Reflexões sobre a expectativa de vida dos policiais militares da Paraíba   https://pt.wikipedia.org/wiki/Suic%C3%ADdio

Compartilhe!


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificação de
avatar