Dom Pedro II visitou o Quartel da PM da Paraíba

Compartilhe!

 
  Dom Pedro visitou o Quartel da PM da Paraíba em 1859. Nessa postagem vamos contar como isso    aconteceu. No final do mês de dezembro de 1859 o Imperador Dom Pedro II, acompanhado de uma grande comitiva, visitou a província da Paraíba. Esse fato, que está completando 159 anos, vem sendo relembrado por setores da cultura e alguns órgãos da imprensa local. O noticiário sobre esse tema cita diversos locais visitados pelo Imperador, mas não menciona de forma específica que aquele Monarca também esteve no Quartel do Comando da Polícia Militar, que na época tinha a denominação de Força Policial.

    Naquela época o Quartel era na Rua das Convertidas, atual Maciel Pinheiro, prédio aonde, a partir do início da década de 1920 até 1977, se abrigou o Corpo de Bombeiros e atualmente é um Mercado de Artesanato.  Era conhecido como o “Quartel do Gravatá”, alusão ao nome de uma fonte existente naquelas proximidades. Ali a Força Pública se instalou em 1850 e foi o terceiro Quartel ocupado pela corporação. O primeiro foi o Convento do Carmo, prédio onde atualmente funciona o Instituto Padre José Coutinho, ao lado da Igreja do Bispo.  O segundo foi um casarão localizado em frente ao Ambulatório Médico da PM, na Rua da Areia.

            A visita de Dom Pedro ao Quartel da PM ocorreu no dia 24 de dezembro de 1859, na véspera o Natal, depois do jantar, conforme registra o Cônego Eurivaldo Calda na sua respeitável obra “Século e Meio de Bravura”, na folha 254 cujo texto a seguir reproduzimos.

     A comitiva Imperial chegou à Paraíba na manhã do dia 24 de dezembro de 1859, visitou diversos locais da cidade no mesmo dia e foi até Pilar e Mamanguape nos dias seguintes. O regresso de sua Majestade à Capital do Império ocorreu no dia 30 daquele mês.

  Quartel do Comando Geral da PM da Paraíba: Um prédio histórico neo-barroco.  

Compartilhe!


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificação de
avatar