Coronel Batista Nascimento: Um oficial devotado pela corporação

Compartilhe!

 

   Transcrevo texto do Dr. José Farias de Souza, Promotor de Justiça, e ex- capitão da PM, meu contemporâneo no CFO, dos tempo de Tenente e do Curso de Direito, na UFPB. Ele trabalhou com o Coronel Batista Nascimento em Guarabira e  em João Pessoa e teve com ele uma forte relação de amizade. O Dr. Farias faz observações sobre o caráter do nosso homenageado e sugere a correção da alguns dados expressos no texto. Essa mensagem do Dr. José Farias foi publicado na minha página do facebook.

     Caríssimo Amigo e Historiador Coronel Batista, graça e paz. Escrevo-lhe para sugerir correções no texto publicado em homenagem ao Cel José Batista do Nascimento Filho e, ao final, acrescentar informação que parece caracterizar forças de caráter do homenageado:

  1. O texto que registra que, “No período de janeiro de 1980 a junho de 1981 o Major Batista Nascimento exerceu o Comando do 4º Batalhão da PM, sediado na cidade de Guarabira”, contém algum engano. Isto afirmo porque, em 1º de novembro de 1979, fui transferido do 2º BPM, quando era tesoureiro do Batalhão, comandado pelo Cel José Geraldo Soares de Alencar, para o 4º BPB comandado pelo Maj Batista, tendo o Cel Alencar, com o apoio do Major Batista, transformado minha transferência em permuta com o 1º Tenente Quirino, tesoureiro do 4º BPM. Como era meado de trimestre e ambos os tesoureiros éramos responsáveis por dotações orçamentárias, fomos autorizados pelo Comandante-Geral a nos apresentarmos nos destinos em 02 de janeiro de 1980, e assim foi feito: no dia 02 de janeiro de 1980, apresentei-me em Guarabira e, por designação do Maj Batista, assumi a Tesouraria do 4º BPM, voltando a Campina Grande no dia seguinte para passar a tesouraria do 2º BPM ao Ten Quirino.
  2. Parece-me haver equívoco também na informação de que o homenageado houvera sido “Promovido ao Posto de Tenente Coronel, por merecimento, em agosto de 1981”, já que sua promoção ocorreu enquanto ele era Comandante do 4º BPB e, em consequência dessa promoção, fora convidado pelo Cel Severino Talião de Almeida (de quem foi grande amigo) para comandar o 1º BPM, por permuta com o Cel João Valdivino da Silva. Eu era o tesoureiro do 4º BPM e, por condição imposta pelo Cel Batista para aceitar a nova missão, fui transferido para o 1º BPM (com o Tenente Edson Pina) e assumi a Tesouraria do Batalhão, por permuta com o Tenente Geovane (que foi com o Cel Valdevino para Guarabira e assumiu a tesouraria do 4º BPM).
  3. Tenho dúvida quanto à data de morte do Cel Batista [“No dia 1º de março de 1988”], pois entrei em gozo de licença especial (e fui morar em Pocinhos) em 15 de maio daquele ano e o Coronel José Batista do Nascimento Filho ainda vivia; e tenho certeza do equívoco quanto à função exercida pelo homenageado no momento de sua morte: ele era o DIRETOR DE PESSOAL DA POLÍCIA MILITAR e, em razão da função, teve sérios desentendimentos com o então Comandante-Geral da PM, Cel Marden [que queria preencher os claros existentes nos quadros de Oficiais Subalternos e Praças da PM, mediante seleção de reservistas do Exército], tendo o Cel Batista apresentado forte oposição.

   Além de valores humanos fortalecidos (como honestidade, solidariedade, fraternidade, justiça, etc.), o comportamento do Cel José Batista do Nascimento Filho demonstrava muitas forças de caráter, dentre as quais gostaria de destacar:

       1ª) no 4º BPM havia mais de duas dezenas de Praças “à disposição da Junta Médica”, alguns há mais de dois anos e muitos por alcoolismo. O então Maj Batista mandou chama-los e conversou com cada um deles, separadamente, e convenceu a todos que o trabalho é a melhor terapia. Todos voltaram a trabalhar em atividades internas e, com esta mão-de-obra, o Comandante ampliou a área edificada do Quartel (incluindo algumas salas de aulas);

     2ª) todas as quintas-feiras, realizava formatura geral, da qual participavam todos os destacamentos; nessas formaturas, o Comandante repetia, literalmente, todas as ordens e orientações. Um dia, deixei de ir à formatura e, ao voltar ao Gabinete, o Comandante me chamou e me inquiriu o motivo da ausência; respondi que já sabia tudo que ele iria dizer...e repeti o discurso do Comandante. Ele me ensinou naquele momento: “Meu filho, aprenda uma coisa: quando você lidera pessoas, precisa repetir ordens e orientações todos os dias; no dia em que não as repetir, pensarão que perderam a validade”;

     3º) tratava Oficiais e Praças como filhos, com afetividade, fazendo com que todos se sentissem como uma grande família. Além de ter sido seu comandado por mais de quatro anos (1,5 em Guarabira; 1,5 no 1º BPM; 1,0 na Diretoria de Pessoal) e haver sido seu contemporâneo da APM (em 1975), também fui seu companheiro de viagens entre Guarabira e João Pessoa, de segunda a quinta-feira, para assistir aulas na UFPB, à noite, regressando a Guarabira após as aulas. Viajavam conosco os tenentes George da Silva Ribeiro e Aluísio Bezerra Cavalcante. Parabéns pela homenagem, Amigo. Que Deus te abençoe e te guarde. Abraço, José Farias de Souza Filho.

Meu caro José Farias, aqui vão minhas explicações:

 
  • Quanto ao período de Comando do Coronel Batista Nascimento em Guarabira, realmente o texto original estava errado, mas já foi corrigido, depois das suas observações;
  • Quanto a Promoção de Tenente Coronel do nosso homenageado, a data correta é a que consta no texto, segundo consta do ato de promoção original;
  • Realmente quando ele faleceu estava no exercício das funções de Diretor de Pessoal, o que já foi corrigido;
  • Quanto à data de falecimento havia no texto original duas menções. A primeira era o dia 1º de maio, e a segunda, por engano, se referia a 1º de março. Mas o correto é 1º de maio. Já corrigido.
  Quanto às referências que você faz ao caráter do nosso homenageado, muito enriquece o nosso texto. Fico grato. Veja também Réquiem: Homenagem a três coronéis da ativa que faleceram no período de dois anos   1º de maio de 2016: Vinte anos do falecimento do Major José Vicente        

Compartilhe!


Subscribe
Notificação de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments