Terceiro ano de criação do BEPMotos

Compartilhe!


No dia 3 de agosto de 2022 a Polícia Militar da Paraíba comemorou o terceiro ano de criação do BEPMotos (Batalhão Especial de Policiamento em Motocicletas).

A solenidade foi realizada no Auditório Ariano Suassuna, no Tribunal de Contas do Estado, e contou com a participação de representações de todas as Companhias do interior Especializadas no Policiamento em Motocicletas.

Também estiveram presentes os Oficias do alto Comando da Corporação e dos Comandantes dos Policiamentos Regionais e dos Comandantes de Unidades da Capital e do interior.  Na oportunidade foram prestadas homenagens a Oficiais e Praças que prestaram relevantes serviços ao BEPMotos.

           Na ocasião a Capitão Suzana, que fez a leitura do roteiro da solenidade, leu uma síntese histórica do BEPMotos, que teve o seguinte teor:

A história do motopatrulhamento na paraíba é recente, se comparada às experiência de outros Estados. Só em 1992, foram adquiridas as primeiras motocicletas para a polícia militar da paraíba, com a finalidade de emprego na atividade operacional. Foram 08 (oito) motocicletas, sendo 04 (quatro) AB 450 DX e 04 (quatro) CG 125 Cargo, todas destinas a então 4ª Companhia de Polícia Militar, com sede em Cabedelo.

 Os veículos receberam uma pintura rajada de preto com cinza e passaram a compor a frota de viaturas destinadas a um grupo operacional existente na época, denominado “operação zebra”.  Os motociclistas, 3º sargento Edmar Dantas do Nascimento, 3º Sargento Josinaldo da Silva, Cabo Heroilton Francisco dos Santos, e os Soldados Eliezio, Ivanildo e Ramalho, na época sob o comando do capitão PM Kelson de Assis Chaves, foram os pioneiros do motopatrulhamento na paraíba.

No dia 12 de abril de 2000, o 2º tenente José Rodrigues de Souza Neto foi transferido para a 4ª Companhia, e designado para assumir o comando do PPMotos, com a missão de fazer as mudanças necessárias para elevar o nível operacional do pelotão e estabelecer a doutrina, padronizando os procedimentos do motopatrulhamento.

O Tenente Souza Neto, foi indicado para frequentar o curso de motopatrulhamento na ROCAM, na polícia militar de Pernambuco, no período de 22 de abril a 10 de junho de 2002, obtendo o mérito de ser aprovado em 3º lugar.

Retornado a paraíba, em 10 de junho de 2002, modificou as diretrizes para o motopatrulhamento, baseando-se nos procedimentos operacionais e doutrinas da rocam de Pernambuco, reproduzindo o conhecimento adquirido no curso para os componentes do pelotão e modificando a sua denominação para ROTAM (Rondas Ostensivas Táticas com apoio de Motocicletas).

     Atualmente o policiamento com Motos em todo o Estado da Paraíba é realizado pelo Batalhão especializado em policiamento com motos - BEPMotos, conforme Decreto Estadual nº. 39.107 de 08 de abril de 2019, publicado no Diário Oficial da Paraíba nº 16.845, de 09 de abril de 2019 e Resolução nº. 005/2019 - CG, publicada no Bol PM nº. 0072 de 15 de abril de 2019.  O Major Luiz Antônio Almeida Rosas foi designado como o primeiro comandante, em seguida assumiu o comando o Coronel José Rodrigues de Souza Neto e atualmente é Comandado pelo Major João Allison de Brito Moura.

O BEPMotos é subordinado ao comandante geral da PMPB, e desenvolve ações policiais especializadas com o emprego de motocicleta, no âmbito de todo o território Paraibano, nas demandas dos Comandos Regionais, solicitadas pelas Unidades e Subunidades Operacionais.

 O BEPMoto possui as seguintes atribuições:

- Policiamento Ostensivo e Preventivo em localidades de difícil acesso ou locomoção para outros tipos de veículos ou elevada incidência de crimes contra a vida e crimes contra o patrimônio.

- Segurança de dignatários e escolta de pessoas, comitivas ou comboios em deslocamento.

- Apoio as operações policiais e eventos com grande aglomeração de pessoas.

-  Ações táticas (busca e captura de pessoas, cercos policiais e etc.

- Motopatrulhamento comunitário, além de outras missões estabelecidas em regulamentação do estado-maior estratégico.

  VEJA TAMBÉM   A criação do serviço de Rádio Patrulha na Paraíba   A origem da Força Tática do 1º Batalhão

Compartilhe!


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificação de
avatar