Casar fardado: Orgulho de ser Policial Militar

 


Dentro dos elementos que formam a cultura policial militar existem diversas formas dos integrantes dessa instituição manifestar o seu envolvimento afetivo com a corporação, assim como revelar o seu grau de satisfação como profissional e como cidadão.

      A cerimônia do casamento, em qualquer cultura do mundo, é celebrada como uma solene declaração de amor.  Os protagonistas desse ato, e todos que dele participam guardam sempre muitas recordações. É, pois, um momento muito importante na vida de qualquer pessoa.
     Quando um policial militar se casa fardado expressa de forma inequívoca um profundo sentimento pela sua corporação. No decorrer das décadas de 1970 e 1980 muitos Oficiais se casaram fardados, na presença de muitos companheiros, também fardados para formar o denominado túnel de aço, um ato de relevante valor simbólico. Era também uma forma de fortalecer os laços de amizade entre os Oficiais e seus familiares. Havia uma mobilização nos Quartéis por ocasião desses eventos.
      Naquele período, os Tenentes Maquir Alves Cordeiro, Jônio Mauro de Paiva, Romualdo Guilherme, Romildo de Oliveira, Arman Lucien La Roche, João Batista de Lima são alguns dos Oficiais que demonstraram o seu orgulho de pertencer à Polícia Militar através desses atos. O mesmo ocorreu nas décadas seguintes com os então Tenentes Kelson Assis Chaves, Júlio Cesar, Josélio Cesar, Francimar Vieira, e Túlio Ramalho, entre outros.Mas recentemente tivemos o caso do Major Rafael,  que também demonstrou orgulho pela farda, no dia do casamento.
      O branco das fardas, o dourado dos botões, a galhardia da postura dos Oficiais, os movimentos sincronizados na execução dos comandos dos atos formais e o som marcante das batidas das espadas no túnel de aço, conferem à cerimônia um ar de admirável nobreza que desperta emoções em todos participantes do evento.
        Considerando que o efetivo atual de Oficiais é bem maior do que o que existia até o início deste século, seria razoável que esse tipo de cerimônia ocorresse com uma maior frequência, o que não parece ocorrer.  O que pode justificar esse fato? Não existe mais esse orgulho da farda? Mudaram os valores?  O vínculo afetivo entre os policiais e a corporação está enfraquecido?
Casamento do Major Brandão
Casamento do Tenente Jurandir, orgulhoso de ser policial militar
Casamento do Major Janduy
Casamento do Sargento Luiz Claudio de Andrade
 Casamento do Tenente Euller Chaves - 1990
Casamento do Capitão Manuel Paulino da Luz  - 1969
Casamento de Paulino  Testemunhas - Geraldo Alencar   Gonçalo  e Ambrósio Agrícola -1969

Posts Relacionados:


Deixe um comentário

10 Comentários em "Casar fardado: Orgulho de ser Policial Militar"

Notificação de
avatar
Ordenar por:   Recentes | Antigos | Mais Votados
Letícia Nogueira Barreto
Visitante

Boa noite! Tenho uma dúvida .. Duas pessoas que namoram (e pretendem se casar) podem fazer prova pra Polícia ou existe alguma política contra isso? Agradeço desde já.

coronel batista
Visitante

PARA O INGRESSO NA PM NÃO HÁ RESTRIÇÃO EM RELAÇÃO A ESSA SITUAÇÃO. MAS TEM EXIGÊNCIA DE IDADE, ALTURA. E ESCOLARIDADE. ALÉM DE UMA GRANDE CONCORRÊNCIA. MAS AINDA É UM BOM EMPREGO PARA QUEM TEM VOCAÇÃO. ESSAS DUAS PESSOAS PODEM JUNTAR OS CONTRACHEQUES. OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO.

Priscila Elias Correa
Visitante

Meu noivo entrou agora para a PM e não é oficial existe este traje de gala caso ele deseje se casar com um?

coronel batista
Visitante

Existe sim. Ele pode mandar confeccionar um túnica branca. (Deve ser mais barato que um terno ) Poder haver alguma dificuldade em relação ao túnel de aço, que é formado por Oficiais. Mas pode haver uma adaptação. Seu interesse revela orgulho pela atividade do seu noivo. Isso é muito legal. Parabéns e obrigado pela participação.

Priscila Elias Correa
Visitante

É um orgulho, desde criança ele tem o sonho de entrar para a polícia e será uma honra partilhar disso com ele. Obrigada.

Unknown
Visitante

Olá apnas oficiais podem ter o tunel de aço? Gostaria muito de ter em meu casamento.

coronel batista
Visitante

Como o túnel de aço é uma espécie de continência,e normalmente é prestado por Oficiais, em princípio só caberia em casamento de Oficiais. Mas não há dispositivo regulamentar a esse respeito, portanto, trata-se de uma convenção e pode ser adaptada para casamento de praça, talvez até prestada por Cadetes. Acho que posso ajudar intermediando contatos. Se vocês estiverem interessados liguem pra mim 987846280. Fico no aguardo e mais uma vez obrigado pela participação.

Unknown
Visitante

Onde posso encontrar farda de gala ( PM ) para locaçao em sp? Noivo policial e padrinhos tambem, nao estamos encontrando

Coronel Dutra
Visitante

Muito bom Coronel Batista! O senhor, como sempre, resgatando a história da briosa PMPB! Parabéns!

coronel batista
Visitante

Obrigado amigo Vilson. A propósito: Você se casou fardado? Se positivo, por favor mande uma foto para integrar essa galeria. Ou se tem foto de um companheiro nosso que tenha casado fardo faça o mesmo. Fico grato.

wpDiscuz