O livro “A briosa: a história da Polícia Militar da Paraíba” foi lançado no Clube dos Oficiais.

Compartilhe!


 Como parte das comemorações referentes à passagem do 49º aniversário do Clube dos Oficiais, o Coronel Reformado João Batista de Lima fez o lançamento do livro de sua autoria intitulado “A briosa: a história da Polícia Militar da Paraíba”.  O evento ocorreu na manhã do dia 28 de setembro, no salão nobre do Clube dos Oficiais e contou com a presença de dezenas de Oficiais, que adquiriram os livros autografados pelo autor.

Nesse trabalho estão registrados os fatos mais marcantes da história da Polícia Militar da Paraíba. São abordados temas como: A Segurança Pública através da história; a origem das polícias militares no Brasil; a origem do caráter militar da polícia ostensiva no Brasil; a evolução da formação profissional e dos critérios de promoção na Polícia Militar da Paraíba; a origem das Unidades  e das Subunidades da Polícia Militar; a origem do policiamento na cidade de João Pessoa; a história do 2º BPM; a evolução da legislação básica da polícia militar e dados biográficos do Patrono da Polícia Militar.

De forma mais específica o livro faz um relato sobre a participação da Polícia Militar nos seguintes acontecimentos: Revolução Praieira (1948); Revolta do Ronco da Abelha (1952); Guerra do Paraguai (1865/70); Revolução do quebra-quilo (1874); movimento armado da região do cariri (1912); combates à coluna Prestes (1926); Revolta de Princesa (1930); Revolução de 1930; Pacificação de uma revolta militar em Recife (1931); Revolução Constitucionalista (São Paulo - 1932) e Intentona Comunista (Natal-1935).

O livro será apresentado às representações de policiais militares de todas as Unidades de Capital na manhã do próximo dia 11 de outubro, (uma sexta-feira) no Auditório do Centro de Educação de Polícia Militar. Nos dias 18 e 25 deste mês também ocorrerão apresentações desse trabalho em Campina Grande e em Patos, para integrantes das Unidades dos respectivos comandos regionais.

O livro está à venda na Caixa Beneficente e no Clube dos Oficiais, assim como na Livraria do Luiz, no centro da cidade de João Pessoa.

O EDITAL DO CONCURSO DE SOLDADO E A BRIOSA O Edital para o Concurso ao Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar da Paraíba ampliou o programa de história dessa Corporação. Os Editais dos Concursos anteriores contemplavam apenas dados referentes à criação da Polícia Militar, deixando de fazer referência a acontecimentos importantes da história dessa instituição.
 No programa do atual Edital, embora não se faça referência expressa à história da PM, constam oito tópicos que guardam relações estreitas com esse tema tratando de importantes momentos da história da Paraíba nos quais a Polícia Militar, com diferentes demonizações, teve relevante papel.
As referências à história da Polícia Militar no programa desse Edital estão contidas nos seguintes tópicos: A Paraíba e a Revolução Praieira; O Ronco da Abelha na Paraíba; A Paraíba e a Guerra do Paraguai; A Revolta do Quebra Quilos; A Revolta de Princesa; O Movimento Revolucionário de 1930; A Paraíba e a Revolução constitucionalista de 1932 e A Paraíba e a intentona Comunista de 1935.
Todos esses temas são abordados nos capítulos IV e V (páginas 65 a 153) do Livro ”A briosa: A história da Polícia Paraíba”.  Nesse trabalho é sintetizado o que foi cada um desses acontecimentos e como foi a participação da Polícia Militar nesses momentos.
Assim, todos os candidatos nesse concurso terão, necessariamente, um conhecimento mais amplo da história dessa Corporação, o que, por certo, lhes darão muito orgulho de a ela pertencer, ou com ela ter relação enquanto cidadão. Com isso ganha a Polícia Militar, que tem sua boa imagem ampliada, e toda sociedade paraibana que passa a melhor conhecer uma das mais antigas e importantes instituições públicas e que está presente no dia a dia de cada cidadão.

Com o aumento da procura do nosso livro, estou temendo que a edição possa se esgotar em breve.   Se for o caso, vou providenciar outra edição, mas isso pode demorar. Quem tiver pressa procure logo na livraria do Luiz, na Galeria Augusto dos Anjos, no centro da cidade.

Compartilhe!

Posts Relacionados:


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificação de
avatar