Manifestações do orgulho de ser policial militar


     O vinculo afetivo entre cada policial militar e a sua corporação se expressa de diferentes formas. Nesse espaço temos publicado matérias em que enfocamos exemplos de ligações desse tipo nas quais mencionamos, de forma específica, os casos em que os policiais se casam fardados, ou quando esses profissionais vestem seus filhos com fardas da corporação e de alguma forma dão publicidade a esse fato.

Outras formas de manifestações desse amor à corporação, por exemplo, é o uso do nome do posto ou da graduação para se identificar no meio social, e a publicação de fotos fardados em diferentes situações, em particular em serviços, solenidades ou atividades de instruções, o que é feito com muita frequência ultimamente nas redes sociais.

Quando um policial militar busca tornar público fatos relacionados às ocorrências policiais exitosas na quais ele tomou parte, esse sentimento de orgulho se manifesta de forma mais concreta.

O uso de distintivos de cursos ou medalhas, às vezes em quantidade exagerada e em momentos não apropriados e nem sempre de forma regulamentar, o que resulta da natural e salutar empolgação e vaidade pessoal, também expressam esses sentimentos. Tecer comentário com familiares ou amigos sobre fatos referentes às suas atividades profissionais, sempre de forma enaltecedora à Corporação, constitui também uma manifestação de orgulho de pertencer aos quadros da Polícia Militar.

Essas atitudes, constatadas em policiais tanto do sexo masculino como do sexo feminino, e independentemente de posto ou graduação, revelam o orgulho de ser policial militar, enaltece a autoestima, desenvolve o corporativismo, fortalece a corporação e contribui para a consecução dos seus objetivos. Pretendemos, oportunamente, pesquisar e refletir melhor sobre essas questões.

No caso específico da Polícia Militar da Paraíba, constatamos que todos esses tipos de manifestações sempre existiram, mas que vem se acentuando a partir da década de 1990 e ganhou maior importância nos últimos anos com o surgimento das redes sociais e com o perfil dos policiais militares que ingressaram na Corporação nas duas últimas décadas.

Entendemos que uma análise mais profunda dessas questões, por parte da Corporação, pode oferecer importantes elementos para compreensão do comportamento dos policiais militares e indicar instrumentos para melhorar sua eficiência profissional como também fornecer elementos para o fortalecimento da sua autoestima.

Acho que manter um blog dessa natureza também revela esse sentimento.

Posts Relacionados:


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificação de
avatar
wpDiscuz