A Banda de Música do 2º Batalhão da PM da Paraíba em 1957

Compartilhe!


             A Banda de Música do 2º Batalhão da PM da Paraíba em 1957  ocupava lugar de destaque na área artística e cultural de Campina Grande cidade. Mesmo assim são poucos os registros que temos desses artistas, Mas no início de 2017 encontrei uma fato dessa Banda em um Museu na cidade de Teixeira. Não conseguimos identificar esses policiais, mas entendemos oportuno esse registro.  

     A capacidade de desenvolver trabalho em equipe é um requisito indispensável para espírito coletivos profissionais que atuam em qualquer empresa, pública ou privada. Através dessa aptidão de cada integrante da equipe se concretiza o o e se alcança a sinergia que é a obtenção  de um resultado maior do  que a junção de cada uma das partes.

    O melhor exemplo que se pode mencionar para ilustrar casos dessa natureza é o trabalho dos músicos, de qualquer tipo. Por melhor que seja um solista de sax, trompete, trombone, violão, acordeão ou qualquer outro instrumento, a junção dos sons produzidos por outros músicos torna bem melhor a sua arte. O som isolado de um instrumento de uma orquestra é apenas parte do trabalho da equipe.
      Parece que esse espírito de equipe, por certo condicionado ao longo do exercício dessa nobre arte, é vivenciado pelos músicos em atividades além das partituras, pelo menos quando se pretende se fazer registros para a posteridade. Por exemplo, é raro se ver uma foto de um músico isoladamente tocando um instrumento. O mais comum nesses registros é se ver fotos de grupos executando música.
     Em relação aos integrantes da banda de música da PM da Paraíba, de quando em quando constatamos fatos desse tipo. São muitas as fotos da banda de música em tocatas, desfiles, ou ensaios, portanto sempre em grupo.
      No Museu Agar Nunes Guedes, na cidade de Teixeira, onde está exposto um rico acervo, super organizado, limpo e bem conservado,    encontrei, no dia 6 de janeiro de 2017,  essa foto da Banda de Música de 2º Batalhão, datada de 1957.
       Não consegui identificar ninguém. Mas, na expectativa de que alguns companheiros de Campina Grande possam conhecer algum desses policiais artistas, exponho abaixo a mesma foto com cada integrante numerado, de forma a facilitar a identificação, e assim, registrar a devida homenagem.
          Caso isso ocorra, solicito que o companheiro informe o nome do policial e o número da foto e se for o caso,  comente na janela abaixo da foto. Fazendo a ampliação fica mais fácil
Veja também   Sorteio de um Fusca para os policiais do segundo Batalhão  

Compartilhe!


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificação de
avatar