A atuação da Polícia Militar na cidade de João Pessoa em 2010

Compartilhe!

O Centro Integrado de Operações Policiais (CIOP)
          Todo policiamento motorizado efetuado pela Polícia Militar nas cidades de Cabedelo, João Pessoa, Bayeux e Santa Rita é coordenado pelo CIOP, instalado na sede da Secretaria de Defesa Social e Segurança Pública, no Bairro de Mangabeira. Nesse centro, que funciona de forma ininterrupta, existem seis cabines onde os policiais atendem ligações da comunidade através do telefone 190, que possui seis canais para esse fim.
         As guarnições distribuídas em toda área são agrupadas por setores, formados por grupos de bairros, e monitoradas por policiais denominados despachantes, através dos rádios transceptores instalados nas referidas cabines.
         As solicitações da comunidade são recebidas pelo policial telefonista, os dados são digitalizados e passados, on-line, para a cabine do despachante que monitora as guarnições do setor correspondente ao local do fato comunicado. Ele aciona a guarnição mais próxima da ocorrência e essa se desloca para o atendimento. Todos os detalhes são passados para o despachante pelo comandante da guarnição através dos rádios transceptores das viaturas, e registrados para arquivos e levantamentos estatísticos. Todo o sistema é informatizado.
                      Todo esse trabalho é coordenado por um oficial que também orienta a ação de cada guarnição e, se for o caso, determina que o oficial coordenador do policiamento da unidade, que integra uma guarnição na área de cada companhia, acompanhe as ocorrências de maior relevância, casos em que as guarnições de apoio também são acionadas. O oficial do CIOP comunica o fato aos comandantes dos batalhões e aos demais gestores da segurança pública, conforme a natureza do fato.
                 Embora o CIOP atenda em média 350 pedidos por dia, para efeito de estatística são registrados apenas os casos que resultam na condução de pessoas às delegacias. No período de 2004 a 2008, a CIOP atendeu um total de 33462 ocorrências desse tipo, das quais 27105 foram registradas em João Pessoa, o que equivale a uma média de 5421 por ano, 15 por dia.
        Mas, ressalte-se, o papel da Polícia Militar é preventivo, e esses dados não revelam a quantidade de delitos que a presença da Polícia Militar nas ruas, principalmente motorizada, pode ter evitado.
           O equipamento de comunicação utilizado pela Polícia Militar, assim como pela Polícia Civil, é moderno, de boa qualidade e atende às suas necessidades em qualidade e quantidade. O CIOP é dotado de um sistema de gravação das ligações recebidas, o que muito contribuiu para redução dos casos de trotes ou de conversas que não eram do interesse operacional.
       Contando as guarnições motorizadas, inclusive as de apoio, os motociclistas, os ciclistas, e os policiais a cavalo, todos atuando em João Pessoa, o CIOP opera diariamente com uma média de 95 frações operacionais. Os veículos motorizados percorrem em média 210 km por dia, o que produz uma considerável presença ostensiva na cidade, embora isso seja insuficiente para prevenir o crime na forma idealizada pelos gestores da segurança pública.
           Porém, para atender às solicitações da comunidade, o CIOP conta apenas com uma média de 35 guarnições motorizadas, o que é insuficiente em determinados momentos. No mês de junho de 2008, o Governo do Estado locou 220 viaturas e colocou 170 delas à disposição da Polícia Militar.
        As unidades operacionais de João Pessoa receberam 79 desses veículos, e passaram a empregá-los nas suas operações. Durante o segundo semestre de 2008 o CIOP chegou a contar, em média, com 110 guarnições diariamente. A Polícia Civil também foi beneficiada com essa medida, e as delegacias receberam muitas viaturas. Essa realidade durou até o mês de março de 2009.  Entretanto, esse esforço do governo não chegou a render os frutos desejados, pois a criminalidade nesse período não diminuiu.
Veja também

Compartilhe!


Subscribe
Notificação de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments