Um aumento histórico para a PM da Paraíba

Compartilhe!


 Um aumento histórico para a PM da Paraíba ocorreu em 1964 durante o Governo Pedro Gondim.  O Comandante da PM era o Coronel João Gadelha de Oliveira, uma Oficial de muito prestígio junto ao Governador.

Faziam poucos dias que, por iniciativa do Comandante da Corporação, tinha sido criado o Clube dos Oficias, e foi da Diretoria dessa entidade que partiu o pedido ao Governador que resultou no maior aumento que os integrantes dessa Corporação deve até então, considerando a situação dos vencimentos  desses profissionais na época.

Os vencimentos da Polícia Militar da Paraíba no final de 1964 era um dos baixos da sua história. Um Coronel da PM ganhava 20%  dos vencimentos que eram pagos aos Coronéis do Exército. Em setembro daquele ano foi criado o Clube dos Oficiais da Polícia Militar, que na sua segunda reunião iniciou um movimento reivindicatório salarial, encaminhando um manifesto ao Governador Pedro Moreno Gondim, expondo a situação e apresentando uma proposta de aumento.
O Governador acolheu integralmente ao pedido e  concedeu um dos maiores aumentos que a Corporação já teve até então. Os vencimentos anteriores eram tão baixos que  um  Soldado teve um aumento de 100% e mesmo assim ficou ganhando menos que um salário mínimo.  A solenidade de anúncio dessa medida foi realizada no pátio interno do Quartel do Comando Geral (Atual 1º Batalhão).
O Coronel João Gadelha de Oliveira, Comandante Geral fez os agradecimentos em nome da Corporação. O Governador estava acompanhado de uma comitiva de Oficias do Exército, como era comum naquela época.
       Dias depois os Oficiais ofereceram um jantar de agradecimento ao Governador, o que foi efetivado na Churrascaria Bambu, o ambiente mais chic da cidade  na época.
Veja também
 

Compartilhe!


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificação de
avatar