Reminiscência visual

Compartilhe!

      Reminiscência visual são as imagens que guardamos na memória de bons momentos vividos. Na formação profissional dos policiais militares e depois nos diversos cursos que realizam ao longo da carreira, ocorre um convívio muito intenso com todos integrantes o que permite a formação de boas e duradouras amizades. Um dos reflexos dessa natural camaradagem pode ser observa nas fotos que todos fazer questão de fazer em grupo. Aqui publicamos algumas delas, a título de exemplo.

A maioria dos alunos dos Cursos de Formação de Soldados e do Curso de Formação de Oficiais é formada por jovens em busca do primeiro emprego, formal e estável. O rigor da disciplina a que são submetidos, o contato com os valores estabelecidos pela Corporação e o convívio com uma rotina totalmente diferente da até então vivenciada, causam impactos imediatos no comportamento desses jovens.  Nesse processo logo se formam novas amizades, adota-se o emprego de expressões usuais no âmbito da caserna, fixam-se apelidos e aos poucos vão surgindo os mais variados tipos de gozações dentro do grupo. Com o passar do tempo, vai-se formando um espírito de grupo que é essencial para suplantar as dificuldades comuns. O sentimento de pertencimento, que é o natural desejo subconsciente do ser humano fazer parte de um grupo, e que é intenso do espírito do jovem, facilita e fortalece esse convívio, o que resulta em inestimável benefício para a Corporação.

Fatos idênticos ocorrem nos demais cursos realizados na Corporação, exceto os relacionados com as questões de adaptações à vida na caserna
      Durante esses cursos as situações vivenciadas em grupo vão se tornando inesquecíveis para cada um dos seus integrantes. Para melhor fixar na memória de cada policial os momentos mais marcantes do grupo, são feitas muitas fotografias que, com o passar do tempo, se tornam flagrantes da nossa história. Muitas vezes não nos lembramos da existência dessas fotos, mas ao vê-las chegam à nossa memória todas as emoções vividas naqueles momentos.  Às vezes as mudanças, principalmente as fisionômicas, são tantas que temos dificuldades de nos reconhecer nessas fotos. Mas basta que alguém do grupo faça um comentário sobre elas, ou apenas a leitura da legenda nela contida é suficiente para que um mundo de lembranças venham à nossa mente.

     As fotos a seguir expostas são exemplos dessas situações e que, por certo, trarão muitas lembranças aos policiais que nelas figurarem. Contribua com essas reminiscências enviando-nos a foto do seu curso, para se juntar a estas.
 
 
 
 
Ajude a identificar essas fotos
https://curriculummaster2.files.wordpress.com/2013/09/dbd57-casp-1995dezembro.jpg
Veja também

Compartilhe!


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificação de
avatar