Perfil do Coronel Batista

Compartilhe!


O perfil do Coronel Batista, editor desde site, expressa dados referentes à sua carreira militar. É um resumo  dos trinta anos de serviços  prestados à Polícia Militar e um pouco das suas atividades após passar para o quadro da reserva dessa corporação. Seguem os dados.

 João Batista de Lima ingressou na Polícia Militar da Paraíba em março de 1973. Foi Aspirante a Oficial em 1975, 2º tenente em 1977 e 1º Tenente dois anos depois. Frequentou o Curso de Especialização no Trânsito, na Universidade Federal do Ceará, em 1978. Nesse ano, foi aprovado no concurso público de Agente Fiscal do Estado, mas agradeceu a nomeação. Foi promovido a Capitão em 1982.      No posto Capitão, entre outras funções, comandou as companhias de Rádio Patrulha e de Trânsito, na cidade João Pessoa, o policiamento de Cajazeiras, o COPOM, e o Policiamento de Choque, também na capital. Concluiu o curso de Ciências Sociais e Jurídicas na UFPB, em 1986. No ano seguinte, fez o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, na Academia de Pernambuco.

 Em 1988 Planejou e implantou a Operação Manzuá, um serviço que abordava os  veículos em todas as saídas das cidades de João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita e Bayeux. Didirigiu a Seção de Planejamento da Corporação durante vários anos Em 1989, frequentou o Curso de Política e Estratégia, promovido pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra. Em 1990 foi promovido a Major, e três anos depois, a Tenente Coronel, ambas promoções por merecimento. Neste posto, comandou o 5º Batalhão, em João Pessoa e o 2º Batalhão, em Campina Grande (1996/97).

Foi  Chefe de Gabinete da Secretaria da Justiça e do Comandante Geral da PM. Em 1996, foi aprovado em concurso público para agente fiscal do Estado e Auditor de Contas, do Tribunal de Contas do Estado, sendo treinado e nomeado, mas preferiu continuar na PM. Foi Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos do Homem e do Cidadão. Exerceu as funções de Diretor Social do Clube dos Oficiais, durante cinco gestões.

É instrutor legalmente habilitado pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, em Curso de Direitos Humanos realizado na Academia Nacional de Polícia, em Brasília. Com essa habilitação ministrou treinamentos de Oficiais em Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Foi instrutor de Direito Aplicado, Chefia de Liderança, Sociologia, Ética Policial e História da Polícia Militar nos diversos cursos promovidos pelo Centro de Ensino da Polícia Militar.

Foi agraciado com as medalhas do mérito policial pelas Polícias de Pernambuco, Paraíba e Piauí. Foi promovido a Coronel, em agosto de 1998, por merecimento e nesse posto Comandou Centro de Ensino e foi Subcomandante Geral da PMPB. No ano 2000 lançou um livro sobre a História da Policia Militar, que teve a edição esgotada. Em 2002 foi homenageado com a medalha de Mérito Intelectual pela Polícia Militar de Pernambuco em razão de ter sido o primeiro colocado no Curso de Especialização em Segurança Pública, equivalente ao Curso Superior de Polícia, realizado na Universidade Católica  de Pernambuco em convênio com a Polícia Militar daquele Estado. Para frequentar o curso era exigida a apresentação do diploma de conclusão de um curso superior.

Foi agraciado pela Polícia Militar da Paraíba com as medalhes Elísio Sobreira e Padre Galdino da Costa Vilar.

  Passou para a Reserva Remunerada em março de 2003, por ter completado trinta anos de efetivos serviços prestados. Em 2006 Publicou um livro sobre a história do Bairro dos Novais com o título "Oitizeiro sua historia e sua gente", com edição esgotada. Em 2009/2010 Publicou 76 colunas no Jornal A União, sobre temas relacionados com a Polícia Militar enfocando momentos históricos dessa Corporação.

Em 2010 concluiu o Mestrado em Sociologia, na UFPB, e apresentou uma dissertação sobre “A Criminalidade Violenta na Cidade de João Pessoa” no período de 2000 a 2010. Em 2014 publicou pela Editora A União,  uma nova edição revista e ampliada do Livro "A briosa: história de Polícia Militar da Paraíba".

 Depois que passou para a reserva da PM começou a exercer atividades advocatícias, com escritório instalado na Avenida Almirante Barroso,  438, sala 303, Centro João Pessoa. (Telefone com aplicativo de whatsapp 8784 6280 - e-mail coronelbatista@bol.com.br) onde atende grande quantidade de policiais militares custeados pela Caixa Beneficente dos Oficiais e Praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiro.

Em agosto de 2012 criou e desde então mantém no ar um site (sem fins lucrativos e politicamente independente), em que aborda temas relacionados com a história da Polícia Militar da Paraíba e assuntos com ela correlacionados.  No início de 2020 criou e mantém no ar um canal no Youtube, em que publica vídeos sobre esses temas.

Veja também

A criação da Operação Manzuá

Cajazeiras, cinco anos de sêca: a força da fé do sertanejo          

Compartilhe!


Deixe um comentário

12 Comentários em "Perfil do Coronel Batista"

Notificação de
avatar
Ordenar por:   Recentes | Antigos | Mais Votados
Ugo Bezerra
Visitante

Diante de uma realidade de tanta corrupção, oportunistas e revolta, nada como o exemplo de caráter de quem escolheu uma carreira e soube aproveitar com dignidade as oportunidades que apareceram e seguiu o caminho natural dos nobres, que é plantar, às vezes com muito suor, para depois colher os frutos e o reconhecimento que fez por merecer.
Parabéns, meu amigo. Muito me orgulha tê-lo conhecido e compartilhar de sua amizade.

coronel batista
Visitante

Meu caro amigo Ugo: Muito obrigado. Fico muito feliz com seu comentário, mas acho que pode ser fruto da sua generosidade.

Erik Douglas
Visitante

O senhor é um orgulho, para a briosa Policia Militar da Paraiba! Parabéns Coronel, que DEUS continue a lhe abençoar, lhe concedendo mais e mais sabedoria! Parabéns, muito bonita a sua biografia.

coronel batista
Visitante

Meu caro Douglas: Fico muito feliz com seu comentário. Na verdade tenho muito orgulho de ter servido por 30 anos a essa briosa corporação cujo desenvolvimento hoje depende da dedicação dos seus jovens integrantes. Vamos fazer a sempre nossa corporação cada vez maior. Obrigado pelo acesso ao nosso blog e se puder divulgue com os amigos.

Zoma Roma
Visitante

Meu caro, gosto muito de ler suas postagens sobre a Grande Brios PMPB, pois gostaria de opinar sobre alguns temas para publicação, como por exemplo a antiga e temida Bacural CHOQUE do 2º BPM. Comandada na época pelo carrasco Ten Cesar.

Abraço

Agamenon Augusto
Visitante

Cel João Batista de Lima, preciso de um contato para falar sobre o meu avó “José Francisco de Ataíde e Mello que foi á Guerra do Paraguai pela Polícia Militar. Um abraço, Agamenon Augusto de Ataide

Agamenon Augusto
Visitante

O meu email é menom215@hotmail.com e meu telefone é 83 98886-1957, um abraço, Agamenon Augusto de Ataíde.

Rosemário Nunes de Freitas
Visitante

Estou fazendo um trabalho científico e estou necessitando de informações sobre o livro “A Briosa: A História
da Polícia Militar da Paraíba”, por exemplo qual a editora, edição, ano de publicação e local da publicação.

Roberta
Visitante

Senhor coronel, o senhor pode me ajudar adquirir o, livro de oitezeiro? Eu estou em umas das páginas, falando sabre as quadrilhas de bairros. Meu zap 987306709 Betha