Perfil do Coronel Batista

Compartilhe!


          João Batista de Lima ingressou na Polícia Militar da Paraíba em março de 1973. Foi aspirante a oficial em 1975, 2º tenente em 1977 e 1º Tenente dois anos depois. Frequentou o Curso de Especialização no Trânsito, na Universidade Federal do Ceará, em 1978. Nesse ano, foi aprovado no concurso público de Agente Fiscal do Estado, mas agradeceu a nomeação. Foi promovido a Capitão em 1982.      Nesse posto, entre outras funções, comandou as companhias de Rádio Patrulha e de Trânsito, na cidade João Pessoa, o policiamento de Cajazeiras, o COPOM, e o Policiamento de Choque, também na capital. Concluiu o curso de Ciências Sociais e Jurídicas na UFPB, em 1986. No ano seguinte, fez o curso de aperfeiçoamento de oficiais, na Academia de Pernambuco. Em 1988 Planejou e implantou a Operação Manzuá e dirigiu a seção de planejamento da Corporação durante vários anos Em 1989, frequentou o Curso de Política e Estratégia, promovido pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra. Em 1990 foi promovido a Major, e três anos depois, a Tenente Coronel, ambas promoções por merecimento. Neste posto, comandou o 5º Batalhão, em João Pessoa e o 2º Batalhão, em Campina Grande (1996/97). Foi  Chefe de Gabinete da Secretaria da Justiça e do Comandante Geral da PM. Em 1996, foi aprovado em concurso público para agente fiscal do Estado e Auditor de Contas, do Tribunal de Contas do Estado, sendo treinado e nomeado, mas preferiu continuar na PM. Foi presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos do Homem e do Cidadão. Exerceu as funções de Diretor do Clube dos Oficiais, durante cinco gestões. É instrutor legalmente habilitado, do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, em curso de direitos humanos realizados em diversas polícias do país. Foi instrutor de Direito Aplicado, Chefia de Liderança, Sociologia, Ética Policial e História da Polícia Militar nos diversos cursos promovidos pelo Centro de Ensino da Polícia Militar. Foi agraciado com as medalhas do mérito policial pelas Polícias de Pernambuco, Paraíba e Piauí. Foi promovido a Coronel, em agosto de 1998, por merecimento e nesse posto Comandou Centro de Ensino e foi Subcomandante Geral da PMPB. No ano 2000 lançou um livro sobre a História da Policia Militar, que está com edição esgotada. Em 2002 foi foi homenageado com a medalha de mérito intelectual pela Polícia Militar de Pernambuco em razão de ter sido o primeiro colocado no Curso de Especialização em Segurança Pública, equivalente ao Curso Superior de Polícia, realizado na Universidade Católica  de Pernambuco em convênio com a Polícia Militar daquele Estado. Para frequentar o curso era exigida a apresentação do diploma de conclusão de um curso superior.

Passou para a Reserva Remunerada em março de 2003, por ter completado trinta anos de efetivo serviços prestados. Em 2006 Publicou um livro sobre a história do bairro dos Novais com o título "Oitizeiro sua historia e sua gente", com edição esgotada. Em 2009 Publicou 76 colunas no Jornal A União,sobre temas relacionados com a Polícia Militar enfocando momentos históricos dessa Corporação. Em 2010 concluiu o Mestrado em Sociologia, na UFPB, e apresentou uma dissertação sobre a criminalidade violenta na cidade de João Pessoa no período de 2000 a 2010. Em 2014 publicou, pela Editora A União,  uma nova edição revista e ampliada do Livro "A briosa: história de Polícia Militar da Paraíba". Depois que passou para a reserva da PM começou a exercer atividades advocatícias, com escritório instalado na Avenida Almirante Barroso,  438, sala 303, Centro João Pessoa. (8784 6280 - e-mail   coronelbatista@bol.com.br) onde atende grande quantidade de policiais militares custeados pela Caixa Beneficente dos Oficiais e Praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiro. Em agosto de 2012 criou e desde então mantém  este blog no ar, sem fins lucrativos e politicamente independente

Compartilhe!

Posts Relacionados:


Deixe um comentário

7 Comentários em "Perfil do Coronel Batista"

Notificação de
avatar
Ordenar por:   Recentes | Antigos | Mais Votados
Ugo Bezerra
Visitante

Diante de uma realidade de tanta corrupção, oportunistas e revolta, nada como o exemplo de caráter de quem escolheu uma carreira e soube aproveitar com dignidade as oportunidades que apareceram e seguiu o caminho natural dos nobres, que é plantar, às vezes com muito suor, para depois colher os frutos e o reconhecimento que fez por merecer.
Parabéns, meu amigo. Muito me orgulha tê-lo conhecido e compartilhar de sua amizade.

coronel batista
Visitante

Meu caro amigo Ugo: Muito obrigado. Fico muito feliz com seu comentário, mas acho que pode ser fruto da sua generosidade.

Erik Douglas
Visitante

O senhor é um orgulho, para a briosa Policia Militar da Paraiba! Parabéns Coronel, que DEUS continue a lhe abençoar, lhe concedendo mais e mais sabedoria! Parabéns, muito bonita a sua biografia.

coronel batista
Visitante

Meu caro Douglas: Fico muito feliz com seu comentário. Na verdade tenho muito orgulho de ter servido por 30 anos a essa briosa corporação cujo desenvolvimento hoje depende da dedicação dos seus jovens integrantes. Vamos fazer a sempre nossa corporação cada vez maior. Obrigado pelo acesso ao nosso blog e se puder divulgue com os amigos.

Zoma Roma
Visitante

Meu caro, gosto muito de ler suas postagens sobre a Grande Brios PMPB, pois gostaria de opinar sobre alguns temas para publicação, como por exemplo a antiga e temida Bacural CHOQUE do 2º BPM. Comandada na época pelo carrasco Ten Cesar.

Abraço

Agamenon Augusto
Visitante

Cel João Batista de Lima, preciso de um contato para falar sobre o meu avó “José Francisco de Ataíde e Mello que foi á Guerra do Paraguai pela Polícia Militar. Um abraço, Agamenon Augusto de Ataide

Agamenon Augusto
Visitante

O meu email é menom215@hotmail.com e meu telefone é 83 98886-1957, um abraço, Agamenon Augusto de Ataíde.