“Paraibano, desarme-se.”

Compartilhe!


   
      "Paraibano, desarme-se" foi o slong de uma campanha desenvolvida na área de atuação do 4º Batalhão da PM, sediado em Guarabira. Há indícios de que essa foi uma iniciativa da Secretaria de Segurança Publica, mas não detectamos registros da sua execução em outros Batalhões.
       O desarmamento da população é um tema permanentemente discutido nos Estados Unidos, principalmente depois que ocorrem tragédias com loucos matando pessoas  em via pública, por mera perversidade, conforme estampam o noticiário de todo mundo. No Brasil esse tema  voltou  à pauta da imprensa, cientistas sociais e agentes políticos, como consequência do alarmante crescimento da violência em todo país e a banalização do uso de armas de alto calibre por grupo criminosos nos grandes centros urbanos, principalmente no Rio de Janeiro. 
          Com fundamentos em princípios firmados no  Estatuto do Desarmamento, elaborado em 2003, o Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública instituiu a Campanha do Desarmamento que tinha como finalidade criar mecanismos legais que permitiam aos cidadãos entregarem ao Governo suas armas e munições, sem necessidade de comprovar a origem desse material.
        Aos poucos essa campanha vem obtendo bons resultados. É um valioso trabalho, que conta, inclusive com a participação da sociedade civil organizada, através de seus representantes, e que merece ter continuidade.
       Essa ideia, entretanto, é muito antiga. O Major José Batista do Nascimento Filho, de saudosa memória, em 1980, quando era comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, sediado em Guarabira, apoiou uma iniciativa com esse objetivo, através da divulgação de cartazes pela cidade com mensagem que incentiva a sociedade paraibana a se desarmar. Dessa atividade participou um grupo de praças que atuava com muita convicção de que estava prestando um relevante serviço à sociedade. Não há registro do resultado desse trabalho, mas a semente foi plantada em um solo fértil.
         Nunca é demais o incentivo. Paraibano, desarme-se.
 
 

Compartilhe!


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificação de
avatar