O primeiro C.F.O. na Paraíba

Compartilhe!


       O primeiro C.F.O. na Paraíba foi concluído em 24 de março de 1942.  Mas antes desse Curso ocorreram  formações de Oficiais em Unidades do Exército  no Recife e Rio de Janeiro, além da realização de  Cursos de Aperfeiçoamento de Oficiais.

    A partir de 1939, por exigência da Lei Federal 192, de 1936, começaram as exigências para a realização de Cursos de Formação e de Cursos de Aperfeiçoamento de Oficiais em todas as polícias do Brasil. Para regularizar a situação dos oficiais já existentes na Paraíba até então, foram realizados inicialmente dois Cursos de Aperfeiçoamento de Oficiais, um em 1939 e outro em 1940.

      Entre os Oficiais que fizeram esses dois  C.A.O, alguns tinham feito um Curso de Comandante de Pelotão,  de Pelotão em Escolas de Sargentos do Exército, no Rio de Janeiro e em Recife. Desses esses Oficiais podemos citar: João Gadelha de Oliveira, Ademar Naziazzene, Sebastião Calixto e Antônio Vaz.

       Mas o primeiro Curso de Formação de Oficiais foi concluído no dia 24 de março de 1942, na Praça João Pessoa, em solenidade presidida pelo Interventor do Estado, Dr. Rui Carneiro.  Depois da solenidade, os concluístes e outros Oficiais foram recebidos pelo Governador com quem posaram para uma foto na escadaria que dá acesso ao Gabinete do Governador, no Palácio da Redenção.

    A turma era composta dos seguintes Aspirantes a Oficial: Airton Nunes da Silva, Pedro Maciel dos Santos, Francisco Pequeno de Souza, Clodoaldo Monteiro da Franca, João Batista de Oliveira, Raul Geraldo de Oliveira, Joaquim Pereira dos Santos, Acendino Clementino de Araújo, Sebastião Salustiano Serpa e Antenor Salgado. A partir de então, até 1976, anualmente, todas as  turmas de Aspirantes eram apresentadas ao Governador, em  ato solene no Palácio da Redenção.

Veja também

Compartilhe!


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificação de
avatar