Imprudência de policial: Tragédias evitáveis

Compartilhe!


        Imprudência de policial pode provocar tragédias evitáveis. O caso que aqui vamos relatar ilustra muito bem essa assertiva. Por maior que seja o esforço dos integrantes dos  diversos escalões de comando, que, por vezes, atuam mais como amigos do que como superiores na orientação de novos policiais, nem sempre se consegue evitar atitudes precipitadas e suas consequenciais.
    Até 1977 normalmente os Cursos de Formação de Soldados (CFSd) eram realizados no Centro de Instrução, sediado no baixo Roger,  onde depois foi instalada a Companhia de Trânsito que se tornou em Batalhão de Trânsito.
     Ali existia uma estrutura física razoável e um corpo de Oficiais com qualidades e em quantidade apropriadas para esse fim.  Mas quando ocorria de um Concurso para CFSd prevê uma grande quantidade de vagas, ou de essas vagas serem regionalizadas, havia a necessidade de a formação desses novos Soldados serem realizados nos Batalhões.
      Assim, em 1976 foi realizado um CFSd no 2º Batalhão, sediado em Campina Grande.  O Oficial Coordenador dessa turma foi o Tenente Celso Cardoso, portador do perfil apropriado para esse fim. No decorrer dessas atividades Cardoso, que era responsável pelo controle da disciplina da turma, teve oportunidade de conhecer bem de perto todos os Soldados da turma.
     Durante o curso Cardoso percebeu que o Soldado Gerson, um moreno alto e forte, era muito disciplinado, bom jogador de futebol e exercia papel de liderança na turma, mas tinha um comportamento agressivo, o que ficava bastante evidenciado nas peladas durante as horas de folga do curso. Por conta dessa observação Cardoso, que em decorrência das funções que exercia, se tornou um natural orientador dos alunos, deu muitos conselhos a Gerson, a quem dedicava muita atenção.
Durante o curso os Oficiais que desenvolveram atividades de instrutores formaram uma grande amizade com todos os novos Soldados, o que é normal em situação dessa natureza. Os Soldados tinham esses Oficiais como exemplos de profissionais a serem seguidos.
       Terminado o Curso, os Soldados foram distribuídos pelas Companhias do Batalhão e Gerson foi prestar serviço no Destacamento da cidade de Soledade. Dias depois Cardoso tomou conhecimento de que Gerson estava se portando de forma agressiva no Destacamento. Movido por sentimentos profissionais e pela amizade pessoal, Cardoso convocou Gerson para mais uma vez lhe aconselhar sobre seu comportamento inadequado às funções policiais. Gerson agradeceu e prometeu acatar tais orientações. Assim como Cardoso, outros Oficiais do Batalhão tinham esse tipo de preocupação orientando os policiais, mesmo que estes não estivessem diretamente sob seu comando.
     Pouco dias depois Gerson foi recolhido ao Quartel em razão de ter efetuado uma prisão arbitrária na cidade onde prestava serviço, e, mais uma vez, Cardoso lhe chamou para aconselhamento, recomendando que ele não voltasse mais àquela cidade. Cardoso sabia que a pessoa ofendida por Gerson era de uma família muito influente na cidade e que se tivesse oportunidade iria à desforra.  Essa situação foi enfatizada por Cardoso para justificar a orientação para Gerson não voltar mais àquele local.
     Naquela época cada policial que prestava serviço em Destacamento recebia seus vencimentos na coletoria da própria cidade onde trabalhava, mas havia a possibilidade de transferência desse pagamento para outra cidade ou ser pago a outra pessoa que apresentasse o contracheque e justificasse ao Coletor a ausência do titular da conta. Era um procedimento simples e bastante usual.
       No dia do pagamento, Gerson, ignorando as recomendações de Cardoso, se dirigiu àquela cidade, sem demonstrar o mínimo de preocupação.  Aproximadamente às dez horas da manhã ele estava na fila em frente à Coletoria, como fazia todos os meses, naquele horário, e fardado.   Um homem se aproximou por trás dele e lhe desferiu dois tiros de revolver. Um nas costas e outro na cabeça. Correria geral. Morte imediata. Fuga do assassino sem dificuldades.
O crime nunca foi apurado.  Cardoso nunca esqueceu.
Veja também
Suicídio por policial

Compartilhe!


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificação de
avatar