Formatura no CFAP: O destaque do Uniforme azul petróleo

Compartilhe!

      O Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, (CFAP) foi instalado em 1977 em um prédio
localizado em Marés, por trás do Quartel do Corpo de Bombeiros, que também foi inaugurado no mesmo
ano. O CFAP substituiu o Centro de Instrução que funcionava no Roger, onde depois foi instalada a
Companhia de Trânsito, depois transformada em Batalhão de Trânsito.
      A partir da instalação do CFAP as formaturas mais importantes da Corporação passaram a ser realizadas no campo de Futebol daquele Centro. Ali eram efetivados eventos como encerramentos de Cursos, aniversários da Corporação, comemorações relativas à passagem do dia do patrono cívico nacional, juramento ao primeiro posto, aberturas de jogos internos e outras cerimônias dessa natureza.
     Como não eram armados palanques, as autoridades que participavam das solenidades se postavam ao sol, assim como toda tropa. O fardamento utilizado na época era o azul petróleo, que começou a ser usado a partir de 1976.  A túnica azul escura utilizada pelos Oficiais, onde os botões dourados e reluzentes ganhavam destaque, conferiam um ar solene especial a essas formaturas.
      Em uma dessas formaturas, por coincidência, participaram quatro Oficiais que posteriormente vieram a assumir as funções de Comandante Geral, que foram: Geraldo Cabral de Vasconcelos, Severino Lins de Albuquerque, Paulo Marcelino dos Santos e João Batista de Souza Lira.
      A partir de 1990, depois da inauguração do Centro de Ensino, (depois transformado em Centro de Educação), essas solenidades passaram a ser realizadas nessas novas instalações, que oferecem bem
melhores condições do que as do antigo CFAP.

Compartilhe!

Posts Relacionados:


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificação de
avatar