Dona Cléa Luna: A madrinha da Polícia Militar

Compartilhe!


Coronel Ozanan Barros, ao lado de Dona Cléa Luna, ( a direita) entrega TV ao CFSd. - 1967
     No decorrer das décadas de 1960 a 1990, era comum a esposa do Comandante Geral da Polícia Militar desenvolver atividades de assistência social no âmbito da corporação.  Como a disponibilidade de meios para esse fim era precária, essas promoções consistiam na distribuição de enxovais, brinquedos, promoção de festas para crianças, e outras ações dessa natureza.
      Durante o Comando do Coronel Ozanan de Lima Barros (1965/71) quem se ocupava dessas funções, de forma voluntária, era a Senhora Cléa Luna, esposa do Médico ginecologista Danilo Luna, que tinha um consultório na Rua Barão do Triunfo, no centro da cidade e era proprietário da área onde atualmente está construído o Jardim Luna.
     Dona Cléa, como era conhecida, era muito querida pelos policiais militares e gozava de muito prestígio junto ao Comando da Polícia Militar, aonde chegava a exercer influência até em processos de promoções de Oficiais, segundo se comentava de forma discreta no seio da tropa.
     Como parte dessas atividades, em 1967, Dona Cléa adquiriu um aparelho de Televisão da marca Telefuken  e fez doação ao Centro de Instrução da Polícia Militar, que na época funcionava no Roger, onde atualmente está instalado  o Batalhão de Trânsito. Esse equipamento, que era coisa muito rara na época, era para ser utilizado apenas pelos alunos do Curso de Formação de Soldados que estava em andamento.
     Dada a importância do fato, o Coronel Ozanan participou da solenidade de entrega e dirigiu a palavra aos beneficiados. Os Soldados ficaram maravilhados com o presente e muito gratos a Dona Cléa. Por ações desse tipo Dona Cléa era tratada por todos  os policiais como a madrinha da Polícia Militar.
Majores Raimundo Cordeiro e Geraldo Cabral e o Tenente Gonçalo prestigiam a solenidade de entrega da TV

Compartilhe!

Posts Relacionados:


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificação de
avatar