Dinastia policial: A família Dutra

Compartilhe!


Everaldo Dutra

Dando continuidade aos registros de grupos de policiais militares da mesma família na PM da Paraíba vamos consignar a família Dutra. No decorrer das décadas de 1960 a 2000, na cidade de Santa Rita, seu Manoel Barbosa da Silva (falecido) que era natural de Pilar (PB) e dona Maria Eunice Dutra da Silva, natural de Pedras de Fogo (PB), constituíram a família formada por cinco filhos que ingressaram na Polícia Militar da Paraíba.

O Primeiro filho de seu Manoel e dona Maria Eunice a ingressar na Policia Militar foi Pedro Dutra Barbosa da Silva que assentou praças no dia 10 de março de 1987, como Aluno do CFSd. Depois de 15 anos de serviço e atendendo aos demais critérios para promoção por tempo de serviço, alcançou a graduação de Cabo em 2002, e posteriormente a graduação de 3º Sargento. Nesse mesmo ano Pedro Dutra foi promovido a 2º Sargento, por ter completado 30 anos de serviço, passando para a reserva remunerada nessa graduação.

 Durante vários anos Pedro Dutra, que tinha habilidades para as atividades de cassineiro, exerceu essas funções no 1º Batalhão, e no Palácio do Governo.

Depois de Pedro Dutra, foi a vez de EveraldoDutra Barbosa da Silva também ingressar na Corporação, o que se deu em 21 de janeiro de 1988 como cadete do 1º ano e cursou o CFO na PMPE no período 88-90. Everaldo foi Aspirante em 1990, 2º Tenente em 1991 e 1º Tenente em 1993.

Depois de exercer as funções pertinentes a esses postos, ele foi promovido a Capitão em 1996. No ano 200 frequentou o CAO no Centro de Educação da Polícia Militar da Paraíba, sendo promovido a Major em 2003. Dois anos depois alcançou o Posto de Tenente Coronel. Nesses postos de Oficial Superior Everaldo Dutra ocupou diferentes funções de Comando tais como Comandante do 3º BPM em Patos, Comandante do BPTRAN, Ajudante de Ordens do Governador Coordenador-Adjunto do Estado maior Estratégico e Ajudante Geral. Em 2012 foi promovido ao posto de Coronel PM, por ter completado 30 anos de serviço, passando para a reserva remunerada.

Paulo DutraBarbosa da Silva foi o terceiro irmão da família Dutra a vestir a farda da PM paraibana, onde ingressou em 02 de junho de 1988, como Aluno do CFSD. Depois de cursar o CFC foi promovido à graduação de cabo em 2003. Atendendo aos requisitos legais, Paulo Dutra foi promovido por tempo de serviço à graduação de 3ª Sargento em 2014 e sem seguida passou para reserva com os proventos de 2º Sargento. Paulo foi um policial eminentemente operacional tendo durante seu tempo de serviço exercido as funções de soldado da guarda da DAL, Agente de trânsito da CPTRAN, Rádiopatrulha do 4º BPM, Radiopatrulha do 8º BPM em Itabaiana, Agente de trânsito do 13º BPM em Itaporanga e Comandante da Guarda do 7º BPM.

O quarto integrante da família Dutra a se tornar policial militar foi Sérgio Dutra Barbosa da Silva, que ingressou na Corporação  em 05 de fevereiro de 1990, como Aluno do CFSD. Depois de fazer o Curso de Formação de Cabos Sérgio Dutra foi promovido a essa graduação em 1993. Depois de ter cursado o CFS ele foi  3º Sargento em 2000,  2º Sargento em 2004 e 1º Sargento em 2006. Nessa graduação Sérgio fez o Curso de Habilitação de Oficiais em 2011 e foi promovido ao posto de 2º Tenente em 25 de dezembro do mesmo ano. Dois anos depois ele alcançou o posto de 1º Tenente. Exerceu as funções de soldado da Guarda (1ºBPM), cabo da Guarda (1ºBPM), Comandante da Guarda (palácio do Governo), Comandante da Guarda do BPTRAN, P/3 do 7º BPM e atualmente exerce a função de Comandante da CPGd do 7º BPM.

O ultimo filho de seu Manuel e dona Maria Eunice e seguir a vida policial foi José DutraBarbosa da Silva, que assentou praça em 25 de novembro de 1991, como aluno do CFSd.  Promovido a Cabo por tempo de serviço em 2005, e a 3º Sargento em 2014, José Dutra atualmente concorre a escala de Comandante da Guarda do Palácio do Governo. Nas graduações anteriores ela foi soldado da guarda no 5º BPM e soldado da Guarda no Palácio do governo.

Depois dos bons serviços prestados à Polícia Militar por esses irmãos, começou a segunda geração da família seguindo os mesmos passos. Bruno Alves Dutra - Filho de Pedro Dutra -, ingressou na PM em 2011, como Cadete do 1º ano, na Academia de Polícia militar do Cabo Branco, terminou o CFO em 2013, quando foi declarado Aspirante a Oficial, em 2014 e   promovido ao posto de 2º Tenente no mesmo ano.  Atualmente exerce a função de P/2 da 4ª CIPM em Bayeux.

Gabriel Alves Dutra – Outro filho de filho de Pedro Dutra -, ingressou na PM em 2015, como Cadete do 1º ano, na Academia de Polícia Militar do Cabo Branco, onde está cursando o CFO. John Kennedy Soares Dutra - Filho de Sérgio Dutra -, in

gressou na PM em 06 de janeiro de 2015, como Aluno do CFSd. Atualmente está realizando o curso no 7º BPM, em Santa Rita. Fábio Dutra Barbosa da Silva, o filho mais novo de seu Manuel e dona Maria Eunice, também tem aptidão para a vida militar e ingressou no Exercito Brasileiro onde é Sargento da Arma de Comunicações.

Assim, são 8 policiais militares da mesma família e que prestaram ou vêm prestando serviços a Corporação miliciana da Paraíba com dedicação, entusiasmo e disciplina. Tive oportunidade de conviver com alguns deles e atestar essas qualidades. São homens que honram a Polícia Militar

Sérgio Dutra   Bruno Dutra Integrantes da Família Dutra  

Compartilhe!

Posts Relacionados:


Deixe um comentário

1 Comentário em "Dinastia policial: A família Dutra"

Notificação de
avatar
Ordenar por:   Recentes | Antigos | Mais Votados
coronel batista
Visitante

Obrigado companheiro. Concordo com suas observações. Continue acompanhando nosso blog.e contribuindo com sua participação. Um abraço.