Crianças em desfiles: Homenagem à Corporação e Orgulho dos pais

Compartilhe!


      Os policiais militares expressam seu amor à corporação através de diversas formas de manifestação. A dedicação ao trabalho, o empenho no cumprimento das missões que recebem, a constante busca pelo aperfeiçoamento profissional, a preservação de uma forma física compatível com o exercício de suas funções, o zelo pela sua boa apresentação pessoal, a reverencia aos símbolos e valores adotados na corporação, o fortalecimento do sentimento cívico e o culto aos valores históricos da corporação são deveres que legalmente são impostos a esses profissionais.
        Esses compromissos são estabelecidos por meio de normas, explicitas ou não, que são expressas através de conceitos com conteúdos subjetivos, mas suas manifestações ocorrem através de ações observáveis na prática cotidiana.
    Mas existem maneiras informais, portanto não impostas pelo dever funcional, dos policiais militares demonstrarem essa afeição. São ações espontâneas que, de forma inequívoca, mostram esse laço afetivo.    Em uma postagem anterior, titulada de “Casar fardado: orgulho se ser policial militar”, abordamos uma dessas formas de amor e respeito à corporação.
Oportunamente faremos uma apreciação sobre as sucessivas gerações de policiais militares dentro de uma mesma família, que também é uma forma de manifestação desse sentimento.
      Nesta postagem queremos expor mais uma dessas formas de carinho pela Polícia Militar que os seus integrantes, de todos os níveis hierárquicos têm demonstrado.
        Por ocasião dos desfiles cívicos militares, que ocorrem nas grandes cidades do Estado, a Polícia Militar tem importante participação. Geralmente a corporação aproveita essas oportunidades para apresentar alguma novidade principalmente as que se referem a uniformes, armamento ou viaturas. De uma forma geral, esses atos acabam por constituir também uma demonstração de força.
      Como é tradicional o comparecimento das mais altas autoridades locais a esses eventos, além de um grande público, e a presença de muitos familiares dos policiais militares, há uma motivação especial por parte dos integrantes da tropa, naturalmente ávidos pelos justos aplausos.   Por essa razão esses desfiles têm um caráter especial e muito gratificante para cada policial militar que dele participa.
     Nessas ocasiões, por proposta do Comando ou por iniciativa individual, alguns policiais militares fazem fardas para seus filhos e os colocam nos dispositivos do desfile, muitas vezes em Viaturas. As crianças parecem absolver esse espírito e se portam com a postura militar correspondente aos uniformes que vestem o que chama muito a atenção do público e os merecidos aplausos, o que deixam os pais muitos orgulhosos.
    A seguir expomos alguns desses momentos, no aguardo de receber outras fotos que possam enriquecer nossa galeria. (Enviar para o e-mail coronelbatista@bol.com.br– informando, local, ano, e identificação da criança)
 
 
 

Compartilhe!

Posts Relacionados:


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificação de
avatar