A primeira turma de CFO com o segundo grau na Paraíba

Compartilhe!


          A primeira turma de CFO com o segundo grau na Paraíba foi a  selecionada em 1972 e que concluiu o curso em 1975.  Uma parte dos alunos selecionados fez o curso  em Pernambuco e outra Bahia. Aqui vamos historiar esse fato e seu contexto.

       Até 1972 os estabelecimentos de formação de oficiais eram denominados de Escola de Formação de Oficiais e no currículo, além das matérias técnico-profissionais, constavam disciplinas correspondentes ao ensino médio (Português, Inglês, Matemática, Química, Biologia, Física, História e Geografia).  A partir de então esses centros receberam a denominação de Academia de Polícia Militar, e foram retiradas as disciplinas do ensino médio dos currículos dos cursos e foram incluídas matérias do 3º grau, predominantemente dos Cursos de ciência jurídica, administração, sociologia e psicologia, o que persiste até os nossos dias.
      Pelo edital do concurso de 1972 na Paraíba, eram dez vagas para a Academia da PM da Bahia. No decorrer das provas surgiram mais três vagas para Pernambuco. Dos dez alunos selecionados para a Bahia, um foi transferido para a PM daquele Estado durante o Curso.          Em Pernambuco o curso terminou em outubro de 1975 e na Bahia no final de dezembro do mesmo, mas, conforme estabelecia o Estatuto, foi considerada uma só turma e a antiguidade foi estabelecida pela classificação unificada.
      Concluíram o Curso em Pernambuco: Batista Lima, José Vicente e Augusto Nery. Os formados na Bahia foram: Gilberto Moura, José Gumercindo, José Virgínio, Vaumir Fernandes, Alfredo Cavalcante, João Evódio, Souza Neto e Geovani Domingos.   Desse grupo faleceram, ainda no serviço ativo, Souza Neto, no posto de 1º Tenente, e Vicente, no Posto de Major. Nery e Evódio passaram para a reserva no Posto de Tenente Coronel e os demais alcançaram o coronelato.
       A promoção da turma ao primeiro posto ocorreu no dia 20 de agosto de 1976, em solenidade realizada em Cajazeiras, que estava comemorado a passagem do dia de sua emancipação política. O Governador era Ivan Bechara, natural de Cajazeiras, que transferiu, simbolicamente, a capital do Estado para aquela cidade, inclusive com os Secretários despachando em gabinetes instalados em salas de órgãos públicos naquele município.
 A solenidade de promoção da turma foi o ponto alto das festividades, concluída com um desfile militar formado por efetivos de Patos, Campina Grande, Guarabira e João Pessoa.
Promovidos - Gilberto, Gumercindo, Virgínio, Batista, Geovani, Vaumir, Vicente, Souza Neto, Alfredo, Nery, e Evódio.
Veja também

Compartilhe!


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificação de
avatar