A galeria de ex-comandantes do 2º Batalhão foi desativada

Compartilhe!


        A Galeria dos ex-comandantes do 2º BPM da PMPB  é um valioso instrumento de preservação da história daquela Unidade e um forma de homenagear não  apenas essas figuras, mais todos que integraram a instituição em determinados períodos. Por algum motivo essa Galeria, lamentavelmente,  foi desativada, o que será objeto desta matéria.
       Em qualquer atividade humana, em particular as destinadas à produção de bens ou serviços de qualquer natureza, o vinculo afetivo dos executores dessas tarefas com a instituição que congrega os meios para esse fim, é um elemento essencial para a consecução de bons resultados. É o espírito corporativo, a ligação do homem com a instituição a que está vinculado para fins econômicos.
      Toda empresa pública ou privada desenvolve atividades para criar esse tipo de sentimento nos seus servidores. As ações utilizadas com essa finalidade são as mais diversas e no geral constituem formas de incentivos. Esses procedimentos podem se revestir da concessão de vantagens de caráter material, ou de ordem psicológica ou moral. Os incentivos materiais decorrem principalmente da concessão de remuneração de forma geral, ou da concessão de gratificações especificas para indivíduos ou grupo. Os incentivos psicológicos ou morais resultam da valorização de cada integrante ou de grupos deles, enaltecendo suas qualidades pertinentes às atividades desenvolvidas pela instituição. Nesse contexto surgem as já tão conhecidas e valorizadas palestras motivacionais.
    Em geral, no serviço público o incentivo material é de competência exclusiva do Chefe do Poder Executivo, restando aos dirigentes dos demais escalões a iniciativa para promover incentivos de ordem moral ou psicológica.
    São muitas as formas de criação desses sentimentos empregados nas instituições policiais militares tais como, por exemplo: concessão de elogios, medalhas e promoções. Todos esses tipos de incentivo têm efeitos individuais, mas podem, em seu conjunto, alcançar um grande grupo ou toda instituição.
       Mas nesses organismos são adotadas também atividades destinadas a valorizar a instituição como um todo e que, portanto, objetivam a criação de um elo afetivo de todos os policiais militares com a corporação. É o sentimento de orgulho de cada integrante pela sua instituição. Um dos meios mais eficazes para esse fim é a preservação de valores históricos da instituição. Essa atividade consiste em fazer com que cada integrante da instituição se sinta participante da sua história, principalmente dos acontecimentos mais marcantes e exitosos.
      Portanto, conhecer a história da Corporação, em maior ou menor profundidade, é um meio de desenvolver em cada um dos seus integrantes o sentimento de pertencimento, o orgulho de ser policial militar, é aprender a amar a instituição. É assumir uma postura de compromisso com a corporação.
     Na Paraíba, no início da década de 1990, quando foi criado o Centro de Ensino da Corporação, foi implantada a disciplina História da Polícia Militar da Paraíba nos currículos dos diversos cursos de formação policial militar que eram ali realizados. Infelizmente parece que essa atividade não está tendo a devida atenção, ou pelo menos poderia ser mais valorizada. Mas, felizmente, a dedicação de alguns instrutores dessa disciplina nesses cursos, e a publicação do nosso trabalho sobre a história da Corporação, (A briosa: a História da Polícia Militar da Paraíba - Edição 2013, Editora A União) e a manutenção deste blog podem oferecer elementos para estudo desse tema e incentivar outras pesquisas, despertando nos policiai militares a importância desse tema.
   Outro instrumento de inestimável valor para a preservação dos valores históricos da Corporação, adotado em todas as instituições militares, e muitos organismos civis, esses com as suas terminologias peculiares, é a criação e manutenção das galerias de Comandantes de Unidades, Subunidades e Serviços. São locais onde normalmente são expostas fotos de ex-comandante e períodos dos respectivos comandos.
      A finalidade dessas galerias não é simplesmente enaltecer os Comandantes, uma vez que eles isoladamente pouco representam no contexto histórico da corporação.  O que se pretende, através desses dados é se preservar a memória de elementos que permitam o registro de fatos enaltecedores da vida da corporação e que por consequência possam ensejar a percepção de seus momentos históricos. Com esse mesmo objetivo as mais importantes instituições do país adotam galeria de ex-presidentes, como é o caso, por exemplo, do Supremo Tribunal Federal, da Presidência da Republica, do Senado, e da Câmara Federal. Essa é uma prática também utilizada pelo  Legislativo Estadual e pelos Governadores e Prefeitos, entre outros entes públicos.
     Na Paraíba, todos os Batalhões, diversas Companhias, e outras Unidades criaram e mantêm suas galerias de ex-comandantes.  Porém, infelizmente, o 2º Batalhão, que tinha a mais antiga, maior e mais valiosa galeria de ex-comandantes, a desativou, há cerca de dois anos, o que por si só constitui uma grande lacuna no registro de dados históricos daquela Unidade e da própria Polícia Militar. É certo que pela grande quantidade de fotos ali existentes e pelas dimensões de cada uma delas, a manutenção daquela galeria poderia está causando alguma dificuldade na organização do layout do Gabinete do Comando.  Mas nos parece que haveria alternativas para evitar tal desativação, como, por exemplo, reduzir o tamanho das fotos, (deixando no tamanho 12X18, por exemplo) ou relocar a galeria para antessala do Comando, para o Corpo da Guarda, para o auditório, ou outro lugar de honra a altura, dentro do Quartel.  Mas o fato é que já não existe a galeria de ex-comandantes do 2º Batalhão.
       As fotos foram recolhidas para o arquivo do Batalhão e por falta de um melhor acondicionamento grande parte delas ficou em condições de difícil recuperação.  As ainda recuperáveis podem também não resistir por muito tempo, se persistir a atual forma de armazenamento. Os períodos de comando, constantes de uma placa existente abaixo de cada foto, hoje inexiste.
      Quem desejar recuperar essa galeria por certo vai ter muitas dificuldades. Como disponho, no meu arquivo particular, de algumas dessas fotos e de alguns dados pesquisados sobre esses comandantes, farei tais registros nesse espaço, como forma de colaboração para o resgate desse precioso bem histórico da corporação.

Compartilhe!


Deixe um comentário

2 Comentários em "A galeria de ex-comandantes do 2º Batalhão foi desativada"

Notificação de
avatar
Ordenar por:   Recentes | Antigos | Mais Votados
Marcus V B Azevedo
Visitante

Só a titulo de informação, a galeria foi refeita e funciona no corredor do lado externo do Gabinete do Comando do 2º BPM.